TRABALHO DE SOCIOLOGIA UVA
Por: Gabriel Aires • 28/5/2021 • Trabalho acadêmico • 761 Palavras (4 Páginas) • 98 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
ADMINISTRAÇÃO
GABRIEL AIRES SILVA FERNANDES
TRABALHO DE MATÉRIA TAL
RIO DE JANEIRO – 2020
Introdução: O trabalho aqui desenvolvido consiste na entrevista com um gstor
Para introduzirmos nossa entrevista, precisamos primeiro conhecer nosso gestor entrevistado. Sérgio Monteiro de 73 anos, é economista formado pela universidade federal do rio de janeiro e há mais de 55 anos empreende em diversos negócios. Entre muitas empresas que já abriu e fechou ao longo desse tempo, há 20 anos volta seus esforços para se dedicar a clinica de medicina e segurança do trabalho, CBT labor de qual é sócio e administrador.
O Centro Biomédico da Tijuca (Razão social), CBT labor, foi fundado há 20 anos com a missão de , visão de e com os valores .... Atualmente possui 12 funcionários e seus serviços se concentram em atender funcionários de outras empresas a fim de avaliar as condições físico-mentais dos colaboradores, seu ambiente de trabalho (Periódicos) e na contratação e demissão dos mesmos. Para isso, são oferecidas consultas médicas, exames laboratoriais e de risco provenientes das funções. Também realizam serviços complementares diretamente no cliente final, como treinamentos e laudos de avaliação do local de trabalho. Hoje a CBT possui clientes diversificados, entre empresas de logística, construção civil e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, seu principal cliente.
Com uma equipe solida de funcionários experientes e antigos, a CBT Labor fica a altura para brigar com seu principal concorrente: “Segmed”.
Agora que conhecemos a empresa e o seu gestor, vamos às perguntas para o entrevistado:
Pergunta: Na sua visão, qual a relação entre a gestão de pessoas e a excelência organizacional?
Resposta: “Na minha visão como empreendedor, a gestão de pessoas em uma empresa de serviços como a cbt labor, é um dos fatores mais importantes no sucesso da organização pois nosso produto é o nosso atendimento. Dependemos 100% do capital intelectual dos funcionários e da sua disposição para realizar as tarefas de front e BackOffice. Uma equipe bem gerida, motivada e organizada consegue reduzir os gargalos no fluxo da operação, e com a capacitação necessária, cria métodos de atendimento padronizados para buscar a satisfação do cliente e a eficácia da prestação do nosso serviço.”
Pergunta: Para você, existe relação direta entre objetivos organizacionais, motivação individual e coletiva, e o sucesso da empresa? Explique
Resposta: “Com certeza, o sucesso da operação nesse caso dependente do esforço diário dos funcionários no atendimento e na administração da clínica. Primeiro vejo que nossos colaboradores também precisam estar “de bem” consigo. Não há bom atendimento quando não se há o bem estar do funcionário. Ele precisa ser valorizado para querer estar ali, para realizar as tarefas do dia a dia e para querer crescer dentro da empresa. Um dos programas que implementamos na clinica foi o PCP (Programa de Crescimento Profissional) Onde estimulamos o crescimento individual do funcionário com ajuda de custo em cursos, na graduação e pós graduação e ajudando-o a esclarecer quais são suas metas e objetivos na empresa. Além disso, nossa equipe por ser antiga e formada por pessoas que se conhecem há muitos anos tem a liberdade de quando alguém esta com algum problema pessoal pedir uma pausa no trabalho. Consideramos substituições temporárias para motivar o funcionário que tem algum problema pessoal, a resolve-lo. Contamos com o bom senso nesses pedidos mas nunca fomos surpreendidos. Pois todos são responsáveis com suas atividades. Oferecemos também atividades fora do horário comercial. Pode ser uma reunião despojada para entender as análises internas dos colaboradores que ajudam no desenvolvimento da empresa quanto a minha disposição para sempre ouvir os funcionários”
...