TRABALHO: O QUE É LOGÍSTICA?
Por: mesquitax123 • 15/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.867 Palavras (12 Páginas) • 462 Visualizações
O QUE É LOGÍSTICA
No passado, a logística já existia, mas, de maneira empírica e improvisada. Não havia conceitos, mas intuitivamente os antigos sabiam muito bem o que representava o seu conjunto de atividades, que envolvia o armazenamento, o transporte e mais tarde a distribuição e revenda de seus produtos.
Os militares em suas respectivas manobras tinham uma grande preocupação com sua retaguarda e nesse ponto uma boa base logística foi e continua sendo fundamental. Para os exércitos a logística estava atrelada a planejamento de guerras, a transportes de soldados. E armazenamento e distribuição de alimentos, remédios, arma, munição e etc.
Atualmente, a logística se constitui no processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem ate o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produto desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final. Do modo geral as empresas atualmente estão mais preocupadas com sua logística, porque sabem que isso pode representar uma excelente vantagem competitiva para o seu negocio.
Na logística empresarial o grande desafio é agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produto e serviços otimizando os recursos e maximizando os bons resultados. O ganho potencial resultantes de se rever à administração das atividades logísticas está transformando a disciplinas numa área de importância fundamental para as empresas.
PRINCIPAIS FASES DA LOGÍSTICA
PRIMEIRA FASE: LOGÍSTICA SEGMENTADA
O processo evolutivo da logística se divide basicamente em quatro fases. A primeira delas conhecida como logística segmentada tem inicio no período de pós-guerra, onde o foco estava nos estoques que representavam os elementos básicos da cadeia. Eram muitos estoques em processo, lotes econômicos nos transportes, renovação de estoques pensando no custo de transporte e de compras, cada empresa tinha como grande desafio baixar seus custos ao máximo sem se preocupar com os outros elos da cadeia. Não havia menor preocupação com mix de produtos e com a qualidade dos serviços.
SEGUNDA FASE: INTEGRAÇÃO RÍGIDA
Nessa fase o ambiente empresarial sofre uma grande influencia do marketing e consequentemente, a logística também. Houve uma grande variedade de produtos que demandava um grande aumento nos estoques. A integração rígida se confirma com o advento do choque do petróleo na década de 1970, gerando um aumento expressivo nos custos logísticos em geral. A integração rígida tinha as seguintes características:
- Aumento do mix de marketing (variedade de produtos);
- Aumento dos custos logísticos;
- Muitos estoques em processo;
- Lotes econômicos nos transportes;
- Surgimento da multimodalidade;
- Pesquisa operacional;
- Utilização da informática;
- Planejamento rígido;
- Racionalização integrada na cadeia de suprimento.
TERCEIRA FASE: LOGÍSTICA FLEXÍVEL
Na terceira fase o objetivo primário era a integração na cadeia de suprimento de forma flexível, onde era contemplada a atualização dinâmica com duas empresas integradas na cadeia. No final da década de 1980, o foco era integração total entre os agentes só acontecia em termos físicos e operacionais como torça de informações, acerto financeiro e responsabilidades.
O intercambio gerou:
- Integração dinâmica;
- Código de barras;
- Foco no cliente;
- Busca do estoque zero;
- Just-in-time;
- Kaizen.
QUARTA FASE: LOGÍSITCA ESTRATÉGICA
Está fase é atual, e sem duvida alguma a mais estratégica acompanhando os ritmos das mudanças e com o foco nas estratégias. A intenção é aumentar a eficiência em toda a cadeia através de soluções estratégicas a fim de ganhar competitividade em todos os elos. As principais características da logística estratégica são:
- Ganhos de competitividade;
- Aumento substancial da qualidade;
- Prospecção de novos negócios;
- Valorização das informações estratégicas;
- Busca de novos mercados;
- Agregação de valor;
- Concentração de competência;
- Globalização;
- Empresas virtuais;
- Logística verde;
- Logística reversa.
A IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA
A logística deve ser vista como elo entre o mercado e a atividade operacional da empresa, tendo seu raio de ação sobre toda a organização até a entrega do produto final. A logística é importante em todas as operações que envolvam basicamente produtos ou serviços. As atividades relacionadas a logística exigem uma atenção permanente, em função da sua importância em cada fase do processo operacional.
Ao recorrer à historia mais antiga é possível observar que a logística sempre esteve presente na vida dos seres humanos. No período bíblico, antes mesmo do patriarca Noé ter utilizado o betume (subproduto do petróleo), para calafetar a arca, ele intuitivamente, já havia uma preocupação com a logística de toda construção da arca. Mas tarde os Faraós utilizando os hebreus como escravos para construir seus palácios e outros grandes empreendimentos da época não abriam mão de ter uma boa logística, mas focada na armazenagem e transporte.
Nos períodos antes ou depois de Cristo, a logística sempre fez parte das atividades do dia-a-dia de pessoas, e organizações e empresas.
Há muitas evidencias que comprovam que a logística sempre foi considerada como um fator diferenciador para vitorias ou eventuais derrotas nas mais tradicionais guerras que o mundo já presenciou. Após inúmeras transformações que a logística passou das primeiras guerras, passando pela segunda guerra mundial ela é vista atualmente, como um fator diferenciador.
Anteriormente, a logística tinha seu foco na administração de estoques, e depois seguiu evoluindo passando por fases onde passou a ser considerada como fator de integração dinâmica e flexível na cadeia de suprimento. Atualmente, a logística é conhecida como supply chain management, e seus processos ao longo dessa cadeia continuam contemplando os seguintes:
...