TUTOR PRESENCIAL: DENYS MASCARENHAS MENDIZABAL
Por: simonegouvea • 13/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.975 Palavras (8 Páginas) • 410 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE TAUBATE (UNIDADE I) - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROJETO INTEGRADOR I
Andreia Aparecida dos Santos Barros Soares – RA 6747350025
TUTOR EAD: NATHALY VIEIRA DA SILVA
TUTOR PRESENCIAL: DENYS MASCARENHAS MENDIZABAL
TAUBATÉ/ SP
2016
Sumário
Resumo 3
1 Introdução 4
2 Apresentação do projeto 5
2.1 Definição do Projeto 5
2.2 Justificativa 5
2.3 Objetivo geral 6
2.4 Objetivo específico 6
3 Análise de mercado, análises de ameaças, oportunidades, e planejamento financeiro 7
3.1 Análises de Ameaças e Oportunidades 8
3.2 Planejamento financeiro 9
4 Definição das metas a serem alcançadas com o projeto 9
5 Indicadores de competência 10
6 Tarefas a serem executadas e pessoas envolvidas 10
7 Cronograma de atividades 11
8 Monitoramento do projeto 11
9 Conclusão 11
10 Referências bibliográficas 12
Lista de Ilustrações
Figura 1 - Objetivos específicos 6
Figura 2 - Evolução do consumo interno de café 8
Lista de Tabelas
Tabela 1 – Ameaças x Oportunidades 8
Tabela 2 - Capital social 9
Tabela 3 - Definição de tarefas 10
Tabela 4 - Cronograma de atividades 11
Resumo
Este trabalho apresenta a elaboração de um Plano de Negócios para uma cafeteria em Taubaté com café de alta qualidade e ambiente agradável. O objetivo será analisar o planejamento e a gestão eficiente da cafeteria, iniciando pela análise macro do mercado, descrição do empreendimento e dos concorrentes existentes. Abordando a estruturação da cafeteria, definindo o empreendimento, sua visão, missão e seus valores e, a partir destes, detalha as estratégias competitivas e de marketing, definindo a estrutura organizacional e de gestão operacional.
Após a elaboração do plano financeiro, que detalha as premissas adotadas para a implantação do empreendimento, são apresentadas análises que demonstram que o mesmo é plenamente viável e atrativo, configurando como uma boa opção de negócio.
1 Introdução[pic 3]
As cafeterias que vieram como modismos firmaram-se no mercado tornando-se uma boa opção de negócio. A cafeteria Doux Café busca ser um local refinado de encontro de pessoas em Taubaté e redondezas que estejam em busca de um café mais saboroso em um lugar diferenciado, aconchegante, charmoso, totalmente voltado para satisfação do cliente. Se justifica pela ausência de cafeterias no município, mercado potencial e sonho de empreendimento pessoal do autor da pesquisa. O estudo tem como objetivos específicos identificar o mercado no ramo de cafeterias; analisar o ambiente interno e externo do futuro empreendimento; elaborar um plano de negócios baseado na análise a ser realizada; e propor ações para a viabilidade de uma cafeteria.
Com o mercado em expansão, cada vez mais surgem cafeterias. No último ano o crescimento da produção e consumo de café torrado e moído no mercado brasileiro foi 2,6 vezes maior que a média mundial, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café. O Brasil exportou 29,5 milhões de sacas de café, com faturamento de US$ 4,7 bilhões no ano passado e nada menos que 8,4 milhões de empregos diretos e indiretos.
Segundo Dornelas (2001, p. 96).
Todo plano de negócios deve ser elaborado e utilizado seguindo algumas regras básicas, mas que não são estáticas e permitem ao empreendedor utilizar sua criatividade ou o bom senso, enfatizando um outro aspecto que mais interessa ao público-alvo do plano de negócios em questão. [...] Outra característica importante é que ele não deve estar apenas focado no aspecto financeiro. Indicadores de mercado,de capacitação interna da empresa e operacionais são igualmente importantes, pois estes fatores mostram a capacidade da empresa em “alavancar” os seus resultados financeiros no futuro. Dornelas (2001, p. 96)
2 Apresentação do projeto
2.1 Definição do Projeto
A Cafeteria é um dos mais charmosos e tradicionais negócios do ramo de alimentação; podendo até dizer que o café é uma paixão nacional. O hábito de consumir café vem crescendo e se modificando com o passar do tempo. Observa-se um aumento do interesse pelos cafés finos e, com isso, o produto que antes era de exportação, atualmente atende uma grande demanda de consumidores exigentes do mercado interno. E, em virtude desse crescimento, ocorre uma expansão de cafeterias.
2.2 Justificativa
Conforme estudos do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2015) é sabido que uma significativa parcela dos novos negócios não realizam um adequado estudo e pesquisa sobre os fatores e investimentos necessários ao empreendimento; estes provavelmente terão suas vidas encurtadas pelas dificuldades com as quais se depararão no início de sua existência.
...