Taylor e Fayol
Por: Luisa de Souza • 27/5/2016 • Trabalho acadêmico • 887 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA NITERÓI
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JONATHA RIBEIRO DE CARVALHO 9902007649
LUISA DE SOUZA GONÇALVES 8207960272
PAMELA DOS PASSOS RAMALHO 8406130628
PATRÍCIA AGUIAR ALCÂNTARA 8409150577
Etapa 1 ATPS – TGA
NITERÓI, 17 DE SETEMBRO
2014
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA NITERÓI
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JONATHA RIBEIRO DE CARVALHO 9902007649
LUISA DE SOUZA GONÇALVES 8207960272
PAMELA DOS PASSOS RAMALHO 8406130628
PATRÍCIA AGUIAR ALCÂNTARA 8409150577
Etapa 1 ATPS – TGA
Trabalho apresentado ao professor Fabiula Rocha,
como requisito avaliativo da disciplina Teoria
Geral da Administração na turma de segundo
semestre do curso de Ciências Contábeis (noite).
NITERÓI, 17 DE SETEMBRO
2014
A empresa JC Confecções apresenta-se hoje no mercado com algumas dificuldades, tanto em aspectos administrativos quanto operacionais, havendo reclamações e insatisfações por parte dos clientes, colaboradores e até mesmo dos proprietários.
Os problemas são inúmeros. Mediante a isso, a aplicação das Teorias de Frederick Taylor e Henri Fayol permite a análise e a compreensão dos problemas e torna possível uma iniciativa por parte dos envolvidos, buscando melhorias aplicáveis no ambiente desfavorável ao qual a empresa se encontra atualmente.
Frederick Taylor foi um dos pioneiros a considerar a importância da ciência na Administração, a partir da proposta de racionalização do trabalho nas indústrias no início do século XX, buscando a padronização de métodos e ferramentas, e da divisão do trabalho com base nas aptidões dos operários. Os princípios fundamentais da Administração Científica partiram do planejamento, do preparo dos trabalhadores, do controle e execução das tarefas.
O foco da teoria de Fayol era a departamentalização da organização para uma maior eficiência. Ele se focava nas funções e nos processos administrativos, na definição dos níveis de responsabilidade. Além das funções básicas de cada empresa (técnica, comercial, financeira, contábil, de segurança e administrativa), ele também seguia princípios administrativos na sua teoria, para a aplicação das suas funções, de acordo com a realidade de cada empresa.
O primeiro passo se basearia na criação de um planejamento estratégico para a empresa, onde seriam estabelecidos objetivos e meios possíveis para o melhor alcance deles, como uma análise geral da organização, proposta por Fayol, e a definição/divisão de cargos, esta proposta por Taylor.
Isto feito, voltamos ao cenário diário da JC Confecções, onde o primeiro problema a ser observado é queda nas vendas. Uma solução possível basear-se-ia no aprimoramento da função comercial e administrativa da empresa, ambos propostos por Fayol, havendo um direcionamento e comando aos vendedores, propiciando o incentivo ao desenvolvimento do setor de vendas e dos funcionários dentro da organização. Também são de suma importância o planejamento e a previsão de um futuro da organização propostos por Taylor. Mediante a isto, flexionar os preços, modernizar a produção e inovar são fatores relevantes.
O próximo problema tem relação direta com o primeiro, pois trata da reclamação dos clientes, tanto à qualidade dos produtos, quanto ao atendimento recebido, podendo estas serem as principais causas da queda nas vendas. Como dito acima, as pesquisas para aperfeiçoamento e atualização da produção e dos trabalhadores, propostas por Taylor, e a melhoria da função comercial de Fayol devem ser consideradas na realidade vivida pela empresa. Também, o respeito à hierarquia e a autoridade para garantir a eficiência dos colaboradores e da empresa como um todo; o treinamento e seleção de trabalhadores, a divisão do trabalho; a disciplina, a ordem, a estabilidade e a cooperação mútua.
...