Teoria Adminstrativa
Por: Lucas Avelino • 5/7/2018 • Projeto de pesquisa • 800 Palavras (4 Páginas) • 218 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
1º. Estudo Dirigido de Engenharia Aplicada à Administração
Nomes:____________________________________________Turma:_______Data: 11.05.2018
1ª. QUESTÃO: Faça uma breve apresentação das principais contribuições de Taylor, Fayol e Ford na Administração Cientifica e Escola Clássica. Mostre as convergências e divergências entre os autores.
Resposta: Taylor criou um sistema de administração de fábricas, e “criou” a organização racional do trabalho com o estudo de tempos e movimentos, simplificando os movimentos, eliminando movimentos inúteis, padronizando os métodos de produção e dividindo o trabalho por especialização do funcionário, visando a economia de tempo e energia e o aumento da produção.
Ford segue algumas ideias de Taylor, aumentando a especialização do funcionário e estabelecendo uma linha de montagem que economizava o tempo do trabalhador durante a realização de uma atividade.
Fayol seguiu algumas ideias como a divisão do trabalho de Taylor e Ford, mas inova no aspecto administrativo da indústria, voltado para a organização e funcionamento da indústria com foco na linha de montagem.
2ª. QUESTÃO: Descreva as principais críticas recebidas pelo movimento da Administração Cientifica e pela Escola Clássica.
Resposta: As principais críticas feitas sobre o movimento da Administração Científica e a Escola Clássica são baseadas no modo como estes movimentos tratavam seus funcionários, ou seja, na relação entre operador e indústria.
3ª.QUESTÃO: Quais as principais contribuições de Fayol à organização da empresa?
Resposta: Fayol foi o primeiro a estudar a organização de uma empresa, dividindo ela em seis grandes grupos cada qual com uma função. Também foi o primeiro a enxergar quais eram os atos de administrar uma empresa e a dividir a organização da empresa em níveis hierárquicos e estabelecer a relação entre chefe e subordinado.
4ª. QUESTÃO: Os autores da Escola de Relações Humanas tiveram o grande mérito de revelar maior complexidade relativa ao comportamento humano nas organizações. Considerando a Escola de Relações Humanas, quais são os avanços em relação a Teoria Clássica? Explique.
Resposta: Com o surgimento dessas novas teorias, ao invés de ser visto como o "homem econômico", o trabalhador passou a ser visto como "homem social", cujo comportamento é dinâmico e complexo, atuando como o centro da discussão. E é a partir desta mudança, que as tomadas de decisão realizadas dentro das empresas, passam a levar em consideração seus funcionários e as suas necessidades para com o trabalho. É justamente na Teoria das Relações Humanas que são compreendidos os aspectos entre a efetividade humana e o controle burocrático exercido pelas organizações como forma de regulamentação social da mesma.
5ª. QUESTÃO: Explique as ideias centrais da Escola de Relações Humanas em relação ao grupo informal, liderança e comunicação.
Resposta: Em relação ao grupo informal, a empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de diversos grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa, ou seja, com os propósitos e estruturas definidos pela empresa. Já em relação à liderança e a comunicação, com a teoria das relações humanas passou a constatar a enorme influência da liderança informal sobre o comportamento das pessoas, sendo liderança a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos.
...