Teoria Geral da Administração
Por: Nathalia Carla Da Silva • 15/10/2016 • Trabalho acadêmico • 658 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
G1
1. A partir da visão humanista da administração como passou a serem vistas, em termos de gestão, o operário e suas atividades?
A teoria das relações humanas visa à importância do operário que trabalha e participa da organização, ao invés da teoria clássica e cientifica que visava à importância na estrutura e na tarefa. As atividades dessa forma, então foram à análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho: Seleção de pessoal, orientação profissional, métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho, estudo dos acidentes e da fadiga. E a adaptação do trabalho ao trabalhador: Estudo da personalidade do trabalhador e do chefe, da motivação e dos incentivos do trabalho, da liderança, das comunicações, das relações interpessoais e sociais dentro da organização.
2. Os novos fundamentos da administração passaram a observar que o resultado de uma empresa não é apenas uma questão de produzir mais ou menos, mas, com eficiência. A partir das proposições de Taylor a busca pela eficiência tornou se algo a ser perseguido por motivo específico. Qual foi esse motivo? Justifique sua resposta.
O motivo é a maior produção, em menor tempo com a eliminação do desperdício e sem elevar custos para a empresa, pois assim à empresa garante maior numero de produção sem gastar nada a mais por isso trazendo maior lucratividade.
3. Com base nas proposições do ETM (Estudo de Tempos e Movimentos), qual grande conquista a partir das proposições e como as empresas se beneficiaram a partir de então? Quais as principais mudanças a partir do estudo? Justifique sua resposta.
O objetivo do estudo de tempos de movimentos era padronizar as tarefas para economizar tempos e movimentos inúteis dos operários. A partir desse estudo, foi notado, que a fragmentação das tarefas era cada operário fazer uma única tarefa, se tornando um especialista, pois fazia repetidamente durante o período de trabalho, trazendo produto final produzido em menor tempo e com muito mais qualidade.
4. Como podem ser diferenciadas as visões de Taylor e Fayol sobre a eficiência produtiva? Justifique sua resposta.
Para Taylor, a eficiência do operário estava em fazer funções simples, em que ao fazer repetidas vezes se tornava um especialista. E para Fayol, existia necessidade de especialista somente para tarefas que exigissem uma maior habilidade.
5. Apresente as duas principais características que diferenciam a Teoria Cientifica da Teoria Clássica e explique cada uma delas?
Taylor deu ênfase à tarefa, se preocupando com a organização racional do trabalho, a qual desenvolveu por meio de estudos e analises do trabalho, tempos e movimentos, estudo da fadiga humana e da padronização do trabalho. Ele buscava as condições que permitissem ao operário trabalhar com o máximo de eficácia. Pensava numa organização somente entre os dirigentes, ao contrario de Fayol que pensava na organização a partir do nível operacional.
...