Teoria Geral da Administração
Por: Bruna Thauffic • 7/4/2021 • Exam • 434 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
LISTA DE ATIVIDADES 2- TGA – Thauffic Amim
1-Tanto a teoria Cientifíca de Taylor, como a teoria Clássica de Fayol visava o aumento da produtividade, seja sob olhar da produção ou da organização respectivamente, pode-se afirmar que a visão de ambos era limitada e não compreendia o operário como parte essencial, bem não era levado em consideração suas relações interpessoais. A teoria das Relações Humanas foi resultado de pesquisa empírica de Elton Mayo, em que ele resolveu levar em consideração o bem estar do operário. Assim, observou que O nível de produção é determinado pela expectativa do grupo, pelos benefícios cedidos pela organização, como intervalos de descanso e refeições durante esses e sábado livre. A motivação do operário na teoria clássica e científica não é levada em consideração, buscando-se para o aumento da produção organização ou controle, ignorando importante aspecto, relações humanas, bem estar e felicidade do funcionário.
2-Disfunção da Burocracia são consequências da burocracia imprevistas que conduzem a ineficiências e imperfeições. Excesso de formalismo e de papelório, a resistência a mudanças, a dificuldade no atendimento a clientes e os conflitos com o público. Adhocracia se caracteriza por ser um sistema agio, breve e sem centralização. Por caracteristica de centralização monocrática, a organização é centralizada e autoritária, as decisões são de cima para baixo, o que inviabilida a Adhocracia.
3 – O Fordismo foi capaz de viabilizar a produção em larga escala, afim de atender a grande massa. Foi possível devido a padronização, verticalização da produção e linha de montagem. Alfred Sloan, a frente da General Motors, foi capaz de realizar a criação de cultura, estratégia e direção globais, ou seja, produzir carros que atendessem a todos os gostos. Uma segmentação de mercados e diversificação dos modelos e mercados.
4- O Homo Economicus procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida. O homem é motivado a trabalhar pelo medo da fome e pela necessidade de dinheiro para viver, toda pessoa é influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.
O Homo social, o ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Assim, o Homo social supera o Economicus, pois A partir de começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam.
...