Teoria Geral da Administração
Por: CiceroMendes • 23/8/2015 • Ensaio • 996 Palavras (4 Páginas) • 105 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Essa teoria surgiu após a grande depressão de 1929 para alcançar maior eficiência nas empresas, humanizaram-se os conceitos administrativos até então vigentes.
- OBJTIVO
- GERAL
Mostrar como surgiu a teoria das relações humanas, seu pressuposto, suas ideias principais e suas decorrências para aplicação nas empresas.
- ESPECÍFICO
Estudar as modificações apresentadas no inicio da década de 1930, suas condições e implantação nas organizações atuais.
- TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
A teoria humanística nasce em meio a um cenário marcado pela recessão econômica, inflação, elevado nível de desemprego e forte atuação dos sindicatos. Todos estes fatores culminaram na grande depressão de 1929.
Devido a essa crise, os administradores das empresas começaram a pensar no fator humano em relação ao trabalho, bem como os estudiosos que precisavam reformular as teorias cientificas e clássicas, com suas tendências de desumanização trabalhista.
Para alcança uma maior eficiência nas empresas, reconsiderou-se vários elementos nas relações e aspirações do fator humano nas organizações. A humanização dos conceitos administrativos mostrou-se a saída a este novo quadro socioeconômico.
- A TEORIA DAS RELAÕES HUMANAS E SEU CONCEITO
A teoria das relações humanas é a corrente administrativa iniciada com a experiência de Hawthorne e que enfatiza as pessoas, os grupos e a organização informal em contraposição aos pressupostos formais da teoria clássica. Com o advento dessa teoria, uma nova linguagem dominou o repertorio administrativo: fala-se neste momento em motivação, liderança, comunicação, organização informal e dinâmica de grupo.
- ELTON MAYO E A TEORIA HUMANÍSTICA.
Cientista social, australiano, falecido em 1949, Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932.
Mayo licenciou-se na Universidade de Adelaide, estudou Medicina em Londres e Edimburgo, ensinou Filosofia Mental e Moral em Queensland.
Elton Mayo escreveu três livros, baseados nas descobertas das experiências realizadas em Hawthorne, dando origem à Teoria das Relações Humanas.
Suas pesquisam deram inicio a uma nova abordagem com relação à resolução de problemas administrativos, centrado no processo de motivação do individuo para alcança as metas da organização. Alguns pressupostos foram então lançados:
- Integração e comportamento social- mesmo com ótimas condições físicas de trabalho, o individuo socialmente desajustado não serão eficientes, logo aspectos sociais, psicológico, emocionais são mais importantes que os técnicos. A integração grupal é primordial para o sucesso do individuo!
Administração que procura eficiência e mais produtividade deve tentar concilia seus objetivos com os dos funcionários.
- Participação nas decisões – é fundamental a participação de cada individuo no processo de decisão, pois ele é um ser pensante, deve está sujeito a certo controle de alcance de metas, mas não ao ponto de influenciá-lo em seu modo de trabalho. A participação estimula a iniciativa dos funcionários e aumenta a produtividade empresarial.
- Homem social – o comportamento dos funcionários esta condicionado tanto aos aspectos biológicos, quanto as regras e padrões sociais. De acordo com a motivação psicológica empregada, a recompensa monetária passa a ser supérflua. Reconhecimento, aprovação social e participação são fundamentais.
- Conteúdo de trabalho – trabalhos entediantes prejudica o rendimento e a produção do individuo, as tarefas devem ser interessantes, fazendo que seu executor desenvolva interesse na qualidade e produtividade.
- INOVAÇÕES DA TEORIA HUMANÍSTICA.
Estes postulados trouxeram novos conceitos abstratos, intangíveis, porem perfeitamente perceptíveis dentro das organizações.
- MOTIVAÇAO HUMANA.
A experiência de Hawthorne teve o mérito de demonstra que a recompensa salarial não e o único fator decisivo na satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho. Elton Mayo e equipe propuseram uma nova teoria motivacional “o ser humano é motivado não por estímulos salarial e econômico, mas por recompensas sociais e simbólicas”.
...