Teoria Geral dos Sistemas
Por: Yara Varges • 30/6/2021 • Artigo • 464 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
Por volta de 1950 o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy publicou estudos na área da Biologia e artigos sobre sistemas abertos que se tornaram base para a Teoria Geral dos Sistemas (TGS). Em 1954 com o intuito de aprofundar os estudos sobre a TGS formará a Society for General Systems Research. Seus conhecimentos sobre a biologia auxiliou a evidenciar as diferenças entre sistemas físicos e biológicos, enfoque esse que proporcionou o entendimento para qualquer funcionamento de um sistema.
Uma definição importante para a TGS é a do termo sistema. De acordo com Bertalanffy (1977, p. 57), o criador da Teoria do Sistema Geral - TGS, sistema é o “conjunto de unidades em inter-relações mútuas”.
Nessa relação de sistemas temos alguns termos importante de identificação como: a entrada, que é a força ou impulso para operação do sistema, bem como a saída, que é o resultado dessa operação, temos a retroação que é o meio pelo qual parte da força de saída retornar para reentrada, ambiente, meio que envolve todo o sistema e por fim a homeostasia que é o equilíbrio obtido por seu autocontrole.
Com o objetivo de diminuir e unir teorias anteriores, a TGS permitiu organizar os conhecimentos entre a interação das ciências. A TGS tem base em três princípios da abordagem sistêmica o: Expansionismo, Pensamento Sintético, Teleologia.
Na abordagem clássica o Reducionismo é substituído pelo Expansionismo no qual a visão é focada no todo, o Pensamento Analitico pelo Sintetico em que é mais focado juntar as coisas e o Mecanicismo é modificado para a Teleologia onde a causa é uma condição, a relação causa-efeito não é relação determinista, mas sim probabilística.
A Teoria Geral dos Sistemas possui três premissas básicas:
1 - Um sistema existe dentro de outro. Um subsistema encontra-se localizado dentro de um supra-sistema e por consequência dentro de outro supra-sistema.
2 - Os sistemas são abertos. Um sistema possui a capacidade de se comunicar com o ambiente e trocar informações.
3 - A função do sistema é dependente de sua estrutura. Um sistema possui um objetivo claro que define seu papel na troca com outros sistemas e com o meio.
Os sistemas abertos são aqueles que apresentam relações com o ambiente por meio de entradas e saídas, trocando matéria e energia com o meio, enquanto os sistemas fechados apresentam essa relação com o meio que estão, mas sem sofrer influência dele e nem influência.
Em relação aos sistemas quanto a constituição temos os sistemas físicos ou concretos que são compostos por equipamentos, objetos e os sistemas abstratos ou conceituais que são compostos por filosofias, hipóteses e ideias.
Dentre algumas contribuições que a TGS trouxe, temos a adoção de conceitos como sistema aberto, sistema fechado, teleologia, além do reconhecimento do meio/ambiente na organização e o reconhecimento da importância da visão holística nas organizações, importante nas estratégias da administração.
...