Teoria geral da administração
Por: em_prado • 5/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 122 Visualizações
Frederick W. Taylor
Frederick Winslow Taylor (1856-1915) nasceu na Filadélfia. Teve uma educação básica rígida e bem disciplinada, com conhecimentos clássicos em francês e alemão, e viagens ocasionas para a Europa.
Taylor aos 18 anos, apesar de ganhar uma bolsa de estudos em Harvard para o curso de Direito, decidiu começar sua carreira como operário em uma pequena metalúrgica da Filadélfia, permaneceu lá por 4 anos.
Em 1878, Frederick passa de operário a engenheiro-chefe, por ter se graduado no Stevens Institute of Technology de Hoboken, Nova Jersey, em 1883.
Taylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho por meio da aplicação de métodos científicos em várias empresas norte-americanas.
Estudos de Taylor e os princípios da administração científica por Taylor
Os estudos de Taylor dividem-se de maneira marcante em duas fases. A primeira fase corresponde ao lançamento do livro Administração de Oficinas ,em 1903; a segunda fase corresponde ao livro Os princípios da Administração Científica, em 1911.
O primeiro trata exclusivamente de técnicas de racionalização do trabalho operário, por meios dos estudos do tempo e movimento.
O estudo dos tempos teve duas fases: uma analítica e outra construtiva.
• Analítica: cada atividade foi quebrada em tantos movimentos elementares simples quando possível; movimentos inúteis foram descartados;
• Construtivas: elaboração de um arquivo de movimentos elementares e tempo, para ser usadas sempre que possível em outras atividades ou classe de trabalho.
Com isso, podemos dizer que uma boa administração era pagar um bom salário e ter custos baixos. Os métodos tinham a finalidade de melhorar os processos antigos e estabelecer um padrão para melhor controle dos processos, assim foi estabelecido um melhor local de trabalho para os operários e a acessibilidade dos materiais. Eles também eram treinados para desenvolver habilidades que melhorassem o trabalho e reduzissem o tempo de produção.
A segunda fase dos estudos, ao livro Princípios da administração cientifica, é sobre a administração geral, que denominou administração cientifica, sem deixar, contudo, a preocupação com relação às tarefas dos operários.
Neste estudo, Taylor considerava o operário como irresponsável, vadio e negligente, mas assim mesmo criou um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho, em busca da eficiência organizacional.
O segundo aspecto foi à motivação dos empregados para trabalhar o mais rápido possível, enquanto usava a “melhor maneira” de realizar o trabalho.
Propôs o sistema de pagamento por unidade produzida, como solução do problema para motivação. Cada trabalhador, individualmente, seria pago pelo seu resultado.
Os princípios da administração de Taylor
Taylor viu a oportunidade de aplicar a disciplina, a objetividade e a racionalidade de engenheiro na solução dos problemas administrativos, queria uma administração por sistemas e padrões.
O mais importante principio de Taylor e o principio da exceção, tudo o que ocorrer na área de normalidade não deve ser objetivo de preocupação da alta administração.
Os gerentes deveriam evitar os detalhes da administração da fabrica, deixando isto para os subordinados e especialistas, preocupando-se apenas com o principal.
Suposições da Administração Cientifica
A pratica melhorada advirá da aplicação de métodos cientifico para análise dos problemas organizacionais, não enfatiza a integração e a coordenação dos níveis mais altos da organização, como uma exceção, o conceito de supervisão funcional, de Taylor trata também do nível dos superiores.
Taylor procurou um alto grau de desenvolvimento dos operários e da recompensa individual através da redução da fadiga, da seleção cientifica das habilidades individuais e dos incentivos salariais.
Os operários para serem considerados bons, tinham que aceitar as condições e trabalhos, mas não podiam tomar decisões. Eles apenas deviam trabalhar sem raciocinar, nenhum sentimento era levado em conta.
Os seguidores de Taylor
Ocapitão Henry Metcalfe (1847-1917)
Frank e Lilian Gilberth
Henry L. Gantt
Carl Barth
Hanrrington Emerson
Morris Cooke
Taylor teve muitos seguidores que contribuíram muito com seus estudos, sendo a maioria deles engenheiros norte-americanos, entre os quais se destaca Henry Ford.
...