Teoria geral de administração
Por: 42971381072 • 2/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.427 Palavras (6 Páginas) • 134 Visualizações
1º) Discorra com suas palavras as principais teorias, que compõem a Teoria Geral da Administração. (1,0 pontos)
As principais teorias da TGA são:
1903 - a Teoria Científica, enfatiza a esfera produtiva. tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.
Descreve as contribuições de Frederick Taylor, Henri Fayol para o conhecimento sobre as organizações e sua administração.
1916 - a Teoria Clássica - A Escola Clássica se originou em decorrência de dois motivos:
• O crescimento acelerado e desorganizado das empresas; • A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, no sentido de obter o melhor rendimento possível dos recursos. Autor: Henri Fayol.
1932 - a Teoria das Relações humanas - foi a reação lógica ao sistema excessivamente mecanizado do modelo clássico e científico. Apresenta origens e fundamentos básicos do estudo do comportamento. Autores: Elton Mayo e Psicólogos Sociais.
1947 - Teoria Estruturalista – Organização formal e informal. Análise intra-organizacional e Análise interoganizacional , Autores: James Thompson; Victor A. Thompson; Emitai Etzioni; Peter M. Blau.
1951 - a Teoria Sistêmica - A abordagem sistêmica busca a síntese e a integração das teorias precedentes (anteriores), através da aplicação de conceitos da Teoria Geral dos Sistemas. Autores: Ludwig Von Bertalanfy.
1957 - a Teoria Neoclássica - são os princípios gerais de administração e as funções do administrador.Autor: Peter Drucker Escola Fayolista.
1962 - a Teoria do Desenvolvimento Organizacional - Conjunto de ideias à respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e o desenvolvimento das organizações. Principais pensadores Warren G. Bennis; Edgard H. Schein; Paul R. Laurenc e outros.
1972 - a Teoria da Contingência -
É o resultado de estudos da integração da organização e seu ambiente e com a administração por objetivos. A teoria contingencial busca estudar a organização e sua administração, considerando seu tempo, sua estrutura, sua realidade, seus valores e ambiente. Alfred Chandler Jr.
E finalmente a Teoria Neoclássica da Administração-
Ênfase nos enfoques práticos da Administração e reafirmação dos postulados clássicos e nos princípios de Administração, nos objetivos e nos resultados. Autores: Peter Drucker; Koontz; Jucius e outros.
2º) Sobre o modelo de gestão da teoria científica da administração responda: (2 pontos)
a) Quais eram os seus métodos de racionais de trabalho?
A partir dos quatro princípios, seria possível traçar os métodos e os elementos necessários para a Administração Científica.
a) Padronização de máquinas e ferramentas: padronizar as máquinas e ferramentas em tamanhos, tipos, e características próprias ao modelo da produção na empresa;
b) Métodos e rotinas para execução de tarefas: criar rotinas padronizadas de tarefas, horários, quantidade e qualidade;
c) Prêmios de produção para incentivar a produtividade: premiar e recompensar os operários que produzem mais, criar incentivos para que os demais aumentem o ritmo e a produção individual;
d) Divisão do trabalho e especialização do trabalhador em uma atividade: dividir o trabalho de um operário em etapas de modo que ele faça apenas uma atividade, se especialize, aumentando o ritmo da produção;
e) Melhoria das condições ambientais de trabalho, com iluminação, conforto etc.: melhorar as condições de trabalho para que ele, com conforto e segurança, aumente o ritmo de trabalho e a quantidade de peças produzidas;
f) Desenho dos cargos, das funções e de tarefas: descrever cada função do operário para evitar que pessoas de cargos diferentes façam as mesmas coisas ou tarefas de outros operários. A descrição das tarefas permite estabelecer o que o operário deve fazer, como fazer e porque fazer;
g) Conceito de homo economicus: Taylor acreditava que todo operário era interesseiro e só aumentaria a produção se ganhasse mais. Criou estímulos econômicos para que a produção aumentasse com a redução de tempo, de custos e de desperdício material;
h) Estudo da fadiga humana: era preciso aumentar o ritmo de trabalho, reduzindo os movimentos desnecessários, reduzindo a fadiga do operário, através do estabelecimento de movimentos corretos para cada tarefa executada;
i) Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos: é preciso analisar e pontuar o tempo de cada trabalho realizado, analisar cada tarefa realizada e eliminar os movimentos, o esforço humano e as tarefas desnecessárias.
j) Supervisão funcional: estabelecer supervisão na fábrica. Ao supervisor cabe o planejamento e o acompanhamento das atividades; e ao operário, cabe a execução do trabalho;
k) Treinamento do operário: o operário precisa ser treinado em atividades ou tarefas específicas. O treinamento reduz a perda de tempo e aumenta a eficiência.
b) Comente sobre o modelo taylorista.
Foi só em 1903 que surgiu o primeiro modelo de Administração, chamado de Modelo Científico de Administração, apresentado por Frederick Winslow Taylor.
Administração pôde ser organizada com o surgimento da Escola Clássica, a qual privilegiou duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa, de Fayol, com base na estrutura organizacional.
A Escola Clássica
...