Termo de Abertura do Projeto de Empreendedorismo
Por: Lilian Aparecida da Costa Araújo Araújo • 9/5/2024 • Relatório de pesquisa • 503 Palavras (3 Páginas) • 60 Visualizações
Termo de Abertura do Projeto de Empreendedorismo-
PONTO AMIGULI
Integrante 1 – RA: 537292019 – Lilian Aparecida da Costa Araujo
1 - Faça a descrição em até 5 linhas da problemática que foi identificada:
PROBLEMA ou NECESSIDADE. Por que isso é um problema? Para quem é um problema? Desde quando isso é um problema?
O amigurumi pode ser visto como uma solução para várias necessidades ou problemas como por exemplo, estresse e ansiedade, falta de oportunidades criativas, presentes impessoais, problemas que têm se intensificado com a modernidade. Fornecendo uma atividade relaxante e oferecendo presentes personalizados e significativos.
2 - Descreva em até 5 linhas qual é a solução (produto ou serviço) que o projeto trará para sociedade.
O projeto de amigurumi pode trazer uma variedade de benefícios sociais, desde a promoção da saúde mental até o estímulo à criatividade e o fortalecimento dos laços comunitários, oferecendo uma maneira única e gratificante de se envolver com a sociedade.
3 - Quem serão os clientes para a solução criada?
Pessoas apaixonadas por artesanato, como tricô e crochê, afim de trocar experiências e ideias. Pessoas que procuram por terapias criativas, trazendo benefícios para saúde mental. Pais que desejam envolver seus filhos em atividades criativas e educativas. Educadores que trabalham com crianças podem ver o amigurumi como uma ferramenta valiosa para promover habilidades motoras e criativas. Pessoas que buscam por presentes únicos e personalizados e que tragam significado e valor sentimental. Empreendedores interessados em vender seus próprios designs de amigurumi, oferecer aulas ou workshops, ou até mesmo criar kits de amigurumi para iniciantes.
4 - Coloque aqui a identificação visual do seu projeto (de preferência um logotipo que represente o negócio).
[pic 1]
- - Pesquisa de Validação
Gráfico 1 - Problemática[pic 2]
Fonte: CNN Brasil – Ano 2023
Gráfico 2 – Problemática[pic 3]
Fonte: UNIFESSPA - Ano 2020/ BBC News Brasil Ano - 2023
Gráfico 1 – Solução[pic 4]
Fonte: Pingouin – Ano 2022
Gráfico 2 – Solução[pic 5][pic 6][pic 7]
Fonte: Isto é – Ano 2023/ Business Research – Ano 2022
Breve descrição sobre os resultados alcançados.
O que chamou a atenção foi, assim como o crochê, o artesanato em geral teve um aumento significativo nos últimos 5 anos, um crescimento importante por atividades manuais. Durante a pesquisa foi verificado que com a pandemia o isolamento social ocasionou sentimento de solidão principalmente em mulheres, assim como um aumento nos casos de estresse e ansiedade. Por outro lado, com esse interesse pelo artesanato, foi verificado que o grupo de pessoas que mais praticam a arte são, mulheres na faixa etária de 25-49 anos, e idosos acima de 60 anos, que por sua vez tem se notado uma melhora na saúde mental e física. Já em adultos jovens um projeto de crochê foi lançado por uma professora em uma universidade, com o intuito de diminuir a ansiedade em estudantes em épocas de provas, trazendo uma atividade mais relaxante, mas que também fornece segurança, concentração e criatividade. Portanto, atividades terapêuticas teve e tem mostrado o quanto é importante para um tratamento emocional, um problema que tem se destacando a cada ano.
...