Testando Engenharia Ambiental Básica
Por: samuelsilvaop • 8/3/2021 • Monografia • 275 Palavras (2 Páginas) • 104 Visualizações
Samuel Moreira da Silva - Engenharia Ambiental Básica - Aula 04
A reportagem cita como principais inovações na época, membranas de polímeros e feixe de fibras, também de polímeros, materiais utilizados para realizar a filtragem da água.
Foi citado o processo de tratamento de água no laboratório na UFRJ, que era automatizado e emissários submarinos, que tratam o esgoto através da sua tubulação, antes de despejá-lo no mar, como automação, foi possível verificar as peneiras de sólidos em funcionamento.
Um grande exemplo de reutilização da água através do tratamento de água e esgotos é a VSB em Jeceaba-MG. Mantida pela BRK Ambiental, a chamada Central de Utilities de Jeceaba foi implantada no modelo de contratação DBOT (Design, Build, Operate and Transfer), em que a BRK Ambiental assume o pacote completo de investimento na construção, operação e posterior transferência para o cliente diante do término do período de contratação. Para este projeto, foram investidos cerca de R$570 milhões. O contrato foi firmado em 2009 e tem validade de 17 anos.
A capacidade do sistema de captação, no rio Camapuã, e do tratamento da água é de 1.000 m³/h. Desse total, 870 m³/h são destinados à água industrial, 80 m³/h para produção de água desmineralizada e 50 m³/h são destinados para produção de água potável. Os serviços incluem, ainda, a operação e manutenção da rede de esgoto e suas sete Estações Elevatórias, contemplando um total de 13.966 metros de tubulação.
A capacidade da Central de acordo com a BRK Ambiental:
- Circulação total de 24.000 m³/h de água, com 98% de reuso.
- 75 m³/h de efluentes industriais e sanitários tratados.
- 27.000 toneladas, é a capacidade mensal de armazenamento de resíduos.
...