Texto de Fernando Luiz Corsi, a manchete do jornal e as duas charges
Por: manda123 • 16/8/2017 • Trabalho acadêmico • 937 Palavras (4 Páginas) • 356 Visualizações
Depois que você leu o texto de Fernando Luiz Corsi, a manchete do jornal e as duas charges, responda:
- Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?
ARTIGO CIENTIFICO DE FRANCISCO LUIZ CORSI: A globalização facilitou a concentração de riquezas nós países desenvolvidos, já países periféricos tem sua economia frágeis e ficam dependentes dos países avançados, economicamente, gerando grande desempregos ,problemas sociais e culturais.
MANCHETE DO JORNAL: A presidente Dilma tomou medidas políticas para controlar a inflação e rever a taxa de juros de câmbio para facilitar a trocas de produtos de bens de consumos, mas também para que consiga investidores para as industrias brasileiras mantendo o mercado aquecido e gerando empregos para a população.
CHARGE 1: A desigualdade social e econômica, é um problema presente em todos os países do mundo, decorrente da má administração de renda e pela falta de investimentos na área social, dificultado pelo acesso aos bens culturais, históricos pela maior parte da população, do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acumulo de riquezas para os mais ricos e dificultando ,assim, a emancipação dos mais pobres, sendo a maioria marginalizados e desempregados.
- HÁ RELAÇÃO DE CAUSA –EFEITO ENTRE A MENSAGEM DOS TEXTOS E AS CHARGES? JUSTIFI1QUE SUA RESPOSTA.
Sim, com a globalização o Brasil teve grande crescimento, com os avanços tecnológicos e na ciência, crescendo economicamente , mas decrescendo socialmente. Concentrou-se muito a renda, mas sua distribuição foi precária, criaram-se uma imensa pobreza, aumentando a massa de excluídos , provocados pela pobreza e a miséria.
Economicamente e socialmente, o país vai muito mal, atualmente falta-se emprego, pois não se tem investimentos nas industrias brasileiras e a consequência é que o país não cresce economicamente dependendo dos países mais desenvolvidos economicamente.
O governo pretendo com a baixa do cambio estimular a exportação e importar recursos que ainda nos falta, pretende controlar a inflação aumentando a capacidade produtiva, que aumenta a oferta de produtos e reduz os preços dos mesmo.
Com a notável avanço tecnológico, principalmente com a automação , a cibernética, a informática e a robótica , com isso terminou também com avanços irreparáveis . miséria ,fome, com total exclusão social, característica mais marcante da globalização que varre o mundo de forma geral.
C) HÁ COMO MAPEAR AS QUATRO ESFERA DA GLOBALIZAÇÃO CORRELACIONANDO OS ESTUDOS DE GLOBALIZAÇÃO COM AS DUAS CHARGES? JUSTIFIQUE E APONTE AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS.
PRODUTIVA: Sub-produção do tipo industrial, no mercado mundial é muito comum verificarmos que a maioria dos países periféricos, tem seus recursos naturais explorados e falta de inclusão digital, a mão de obra nesses país são baratas por razoes de falta de investimentos na educação, saúde e inclusão digital indispensáveis nesses tempos modernos.
ECONOMICA: Conceitos neoliberais que defende a não participação do Estado na economia, faz com que ocasione falta de investimentos em educação, tecnologia ,saúde, afetando a população com a falta de emprego, baixos salários, aumentos das diferenças sociais, ficando sem perspectiva de uma vida melhor para o futuro.
TECNOLOGIA: No mundo atual, a tecnologia tem se apresentado como o principal fator de progresso e de desenvolvimento. No paradigma vigente, ela é assumida como um bem social e, juntamente com a ciência, é o meio para a agregação de valores aos mais diversos produtos, tornando-se chave para a competitividade estratégica e para o desenvolvimento social e econômico de uma região, e muitas pessoas não tem acesso a ela, que é a causa de muitos desempregados que vivem a margem de uma sociedade globalizada.
COMERCIAL: As transformações econômicas mundiais ocorridas nas últimas décadas, sobretudo no pós segunda guerra mundial, são fundamentais para entendermos as dinâmicas de poder estabelecidas pelo grande capital e, também, pelas grandes corporações transnacionais, onde o comercial é voltado para quem tem condições de adquirir bens de consumo duráveis, visando a exportação desses produtos ,no mundo competividade industrial por países subdesenvolvidos que estão tendo dificultados, pela falta de tecnologia, fragilidade na economia e falta de investimentos na industrialização gerando grande desemprego da população , ficando dependente dos países centrais.
...