Trabalho 7 semestre
Por: helena1992 • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.332 Palavras (10 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESAFIO I – Disciplina de Administração da Produção e Logística
3 DESAFIO II – Disciplina de Empreendedorismo _
4 DESAFIO III – Disciplina de Gestão de Projetos _
5 DESAFIO IV - Disciplina de Negócios Internacionais .....................................11
6 CONCLUSÃO .................................................................................................12
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho permitiu trabalhar de forma prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo, Gestão de Projetos e Negócios Internacionais.
A Empresa selecionada é a Vitivinícola Cordilheira de Santana, Adega Regional de Vinhos Finos, que tem o privilégio de cultivar seus próprios vinhedos, localizados em Santana do Livramento, região reconhecidamente apropriada para o desenvolvimento de castas de uvas nobres. A produção dos vinhos reúne a profunda experiência de seus enólogos às mais modernas tecnologias de elaboração.
A escolha da região de Santana do Livramento para implantação da empresas, ao sul do estado do Rio Grande do Sul, tem uma motivação técnica própria. Essa região fica localizada no paralelo 31º, o mesmo de regiões produtoras de vinhos na Argentina, África do Sul e Austrália, países que produzem vinhos de excelente qualidade.
Verificou-se que a região oeste-central da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, representada, meteorológicamente, pelas localidades de Santana do Livramento e Bagé, apresenta o melhor conjunto de condições climáticas para a produção de vinhos finos, no Rio Grande do Sul.
A produção anual hoje, toda com uvas de cultivo próprio, não passa de 4.800 garrafas, uma verdadeira vinícola boutique. [pic 14][pic 15]
A empresa está localizada na Estrada de Palomas – 1º subdistrito – Vila Palomas, em Sant’Ana do Livramento/RS, distante 480km da Capital do Estado.
No local é oferecido a comercialização, além dos vinhos da adega, a comercialização de produtos coloniais, comercialização de artesanato, o local conta com estacionamento, e um amplo espaço para degustação e aquecimento com lareira para inverno.
A empresa possui site www.cordilheiradesantana.com.br e funciona de Segunda à Sexta das 8h às 17h, Sábados, Domingos e Feriados das 9h às 18h.
DESAFIO I – Disciplina de administração da produção e logística
Os principais modais de transportes são:
Rodoviário
Vantagens: alta flexibilidade, pois tem capacidade de tráfego por qualquer rodovia, usado para qualquer tipo de carga, permite agilidade no transporte,não necessita de entrepostos especializados, disponível, fácil contratação e gerenciamento.
Desvantagens: apresenta limite no tamanho de carga ou tamanho de veículo, alto custo de operação, maior probabilidade de roubos e acidentes, pode demandar maior tempo de entrega, modal poluidor e de maior custo.
Aquaviário
Vantagens: permite o transporte em grandes distâncias e de grandes volumes, utilizado principalmente para mercadorias de baixo valor agregado e frete relativamente baixo
Desvantagens: depende de vias apropriadas, gerenciamento complexo, exigindo muita documentação, dependendo de terminais especializados e maior tempo de entrega.
Ferroviário
Vantagens: possui alta eficiência energética, permite o transporte de grandes quantidades, menor risco de acidentes, maior segurança da carga e menor poluição do meio ambiente.
Desvantagens: tráfego limitado há existência de trilhos e bitolas compatíveis, malha ferroviária inconsistente e sucateada, necessita entrepostos especializados, pouca flexibilidade de equipamentos, normalmente depende de outros modais, pois não chega em todos os lugares.
Aéreo
Vantagens: permite o transporte em grandes distâncias, tempo reduzido de transporte, custo baixo de seguro de transporte, acessível nos grandes centros.
Desvantagens: possui limite de peso e volume, custo de frete elevado, depende de terminais especiais.
Dutoviário
Vantagens: permite o transporte em grandes distâncias, volumes elevados a granéis, carga e descarga simplificada, menor possibilidade de perdas e roubos, baixo consumo de energia, baixo custo operacional.
Desvantagens: depende do relevo dos terrenos, investimento inicial elevado, requer muitas licenças ambientais.
A empresa utiliza como principal modal o rodoviário para atender o mercado interno e externo e eventualmente o modal aéreo para atender o mercado internacional mais distante e de menor quantidade de carga.
A Câmara de Comércio Internacional (CCI) criou regras para administrar conflitos oriundos da interpretação de contratos internacionais firmados entre exportadores e importadores concernentes à transferência de mercadorias, às despesas decorrentes das transações e à responsabilidade sobre perdas e danos, e dessa forma as INCOTERMS foram criadas.
As INCOTERMS são os termos usados no Comércio Internacional que estabelecem as obrigações e deveres da relação entre o exportador e importador, são estabelecidas por siglas e atualmente em número de 11, a saber:
...