Trabalho Do Assistentes Sociais Na Saúde Junto A Idosos
Por: rinaldo411325 • 28/5/2024 • Monografia • 9.341 Palavras (38 Páginas) • 54 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 8
RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 10
RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 12
RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 14
RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 16
RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 18
RELATO DA OBSERVAÇÃO 20
PLANOS DE AULA 25
RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 35
RELATO DA REGÊNCIA 37
VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 41
CONSIDERAÇÕES FINAIS 42
REFERÊNCIAS 43
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia foi realizado na Escola Orla Presidente Dutra, Estado de Alagoas, no período de 20/02/2024 à 12/04/2024 e compreendeu atividade de observação, leitura de documentos, entrevista com a gestora, com a professora e participação em reunião de pais e mestres.
Tive como objetivo observar e analisar os problemas reais vivenciados no ambiente escolar em relação ao ensino-aprendizagem, a organização do tempo e espaço, ao trabalho coletivo e as diversas funções dos educadores e dos funcionários em geral da Escola Orla Presidente Dutra.
A prática do Estágio Supervisionado, não somente é o cumprimento das exigências da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (n.º 9.394/96), mas possibilitará concretizar e integrar teoria e prática, de grande relevância a formação do profissional, bem como oportunizar atividades de aprendizagem social e cultural adequada ao exercício de sua profissão.
Desta forma o estágio supervisionado possibilita construir conhecimentos práticos para ser aplicado em sala de aula, esse conhecimento é adquirido através do Projeto Político Pedagógico (PPP) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são a base de atuação específica e fundamental para a educação e desenvolvimento pedagógico e administrativo da escola.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Conforme afirma o autor; “no campo da epistemologia, torna-se como categorias para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciências e seus paradigmas”, e a mediação de um método entre a realidade e o sujeito. Na visão pedagógica, há uma discussão sobre questões curriculares, de ensino e de aprendizagem escolar.
Discute a interdisciplinaridade como um movimento contemporâneo presente nas dimensões da epistemologia e da pedagogia, que vem marcando a ruptura com uma visão cartesiana e mecanicista do mundo e da educação, porém ambos muitas vezes são complementares.
A interdisciplinaridade aparece com maior força no campo das ciências humanas e sociais. A história da interdisciplinaridade passa por outras áreas do conhecimento de modo a confundisse com a dinâmica do conhecimento.
Apesar de cada autor ter uma definição diferente, compreende-se que a interdisciplinaridade sempre vai estar definida como possibilidade de superar a fragmentação das ciências e dos conhecimentos produzidos, ou ainda a resistência sobre um saber fragmentado.
Nas falas do autor: “as aprendizagens mais necessárias para educadores e estudantes, neste tempo de complexidade e inteligência interdisciplinar, sejam as de reunir o que foi dividido, religar o que foi desconectado, problematizar o que foi dogmatizado e questionar o que foi imposto como verdade absoluta”. Sendo um trabalho importante da escola para alcance de seus objetivos do trabalho interdisciplinar de qualidade.
Tratando da interdisciplinaridade na atuação do ensino aprendizagem, estamos conscientes que a escola precisará acompanhar as mudanças que acontece em todos os segmentos que compõem a sociedade. Já que diariamente ocorrem mudanças no mundo em que vivemos, e a escola não pode atrasar-se. Sabendo-se que a interdisciplinaridade está cada vez mais conectada em todo mundo.
A instituição escolar é um ambiente de vida, onde desenvolve no sujeito a cidadania e autonomia, criatividade. Em vista disso, sua organização curricular, didática e pedagógica deve acatar a pluralidade de vozes, de experiências, de ritmos, de concepções, de culturas, de interesses.
Em síntese, a escola tem a necessidade de ser uma instituição interdisciplinar. Em razão de, quanto mais interdisciplinar for o trabalho docente, maiores forem as relações conceituais estabelecidas entre as diferentes ciências, quanto mais problematizastes, estimuladores, desafiadores e dialéticos forem as estratégias de ensino, maior será a possibilidade de visão do mundo pelos sujeitos que aprendem.
Como afirma o autor: “a interdisciplinaridade, tanto em sua dimensão epistemológica quanto pedagógica, está sustentada por um conjunto de princípios teóricos formulados, sobretudo por autores que analisam criticamente o modelo positivista das ciências e buscam resgatar o caráter de totalidade do conhecimento”.
Portanto, trabalhar com a interdisciplinaridade é de grande importância que favorece o processo de ensino aprendizagem. O professor pedagogo que busca um trabalho que busca um trabalho interdisciplinar, garante melhores condições de aprendizagens aos seus alunos, e em consequência, contribui para a oferta de uma educação de qualidade.
...