Trabalho Individual
Por: Adripetros • 3/9/2016 • Resenha • 2.082 Palavras (9 Páginas) • 467 Visualizações
Curso: Desenvolvimento Gerencial
Turma: 1
Ano: 2016
Empresa: Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem Ltda.
E-mail: caroline@sadalla.com.br
Telefone: 47-3033-5678
Função/Cargo: Assessora Administrativa
Gestor: Mirian Maria Marques Pinheiro
Função/Cargo: Gerente Administrativa
- Tempo de Existência e breve histórico sobre o negócio.
Na multimilenarJebais, nasceu em 13 de junho de 1911, Sadalla Cézar Amin Ghanem, filho do comerciante de cereais, Cezar Amin Ghanem e Nagibe Amin Ghanem, ainda muito pequeno emigrou para o Brasil, pais cuja cidadania veio a adotar.
Dr.Sadalla iniciou seus estudos no Colégio Santos Anjos e Escola Alemã, sendo enviado aos 11 anos para o Líbano, para estudar no Internato dos Irmãos Maristas de Jovnieh, onde terminou o segundo grau, de volta ao Brasil estudou os três primeiros anos de Medicina na Faculdade de Medicina de Curitiba e os três últimos na Faculdade Fluminense de Medicina, graduando-se em 1937. Formou-se em Medicina (oftalmologia e otorrinolaringologista), radicou-se em Joinville e casou-se com Alice Amin Ghanem , teve 3 filhos, Emir Amin Ghanem, médico oftalmologista, casados com Cleusa Coral Ghanem; Omar, Bioquímico , casado com Cleide Forte Ghanem; e Terezinha, empresária do ramo imobiliário, casada com NamirZattar.
Ao longo de 36 anos, foi médico de sindicatos de Joinville; por 26, sem remuneração atendeu, dentro da especialidade, os indigentes das enfermarias do Hospital São José, Vice-Presidente da Sociedade Joinvillense de Medicina por 12 e secretário por mais 18 anos, presidiu por quase 20 anos a Comissão Pró Construção da Catedral de Joinville, seu entusiasmo pelo futebol fê-lo ocupar por 17 anos a Vice Presidência do América Futebol Clube e paralelo a esta história nascia Instituto de Olhos Sadalla Amin Ghanem.
Desde os primeiros atendimentos realizados pelo Dr. Sadalla Amin Ghanem, em 1942, o Hospital de Olhos não parou de crescer, especializar-se e buscar novas áreas de atuação.
Sua primeira equipe de oftalmologistas foi formada em 1974, pelo Dr. Emir Amin Ghanem, Dra. Cleusa Coral-Ghanem e Dr. Newton Rodrigues Salerno. A partir de então, a instituição passou a agregar novos profissionais de diversas especialidades oftalmológicas, constituindo uma equipe coesa e seleta de clínicos, cirurgiões e técnicos. Na década de 1990, com a implantação do Centro de Diagnóstico e do Centro Cirúrgico, nasceu o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. A partir daí todos os tipos de tratamento e cirurgia que não necessitavam de anestesia geral passaram a ser realizados no próprio hospital. Desta forma, evitava-se que pacientes e profissionais tivessem de se deslocar a um hospital geral, proporcionando mais segurança e comodidade.
Atualmente, o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem posiciona-se como centro de referência na oftalmologia brasileira. Isto se deve à contínua atualização em conhecimento científico, ao constante investimento em tecnologia e ao bom relacionamento com os pacientes uma conquista baseada em seus principais objetivos: prestar o mais qualificado atendimento oftalmológico, prevenir a cegueira e melhorar a saúde ocular da população.
Investimentos
As obras do Hospital de Olhos iniciaram em 2005 e foram concluídas em 18 de março de 2013. O investimento total resultou em R$ 40 milhões. Sendo que, metade deste valor foi financiado pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e o restante com recursos próprios.
[pic 1]
2) Segmento de atuação, bem como principais características mercadológicas.
Nossa área de atuação dentro da medicina é a da Oftalmologia Clinica, neste segmento possuímos as subespecialidades Córnea (Segmento Anterior), Retina, Glaucoma, Oftalmopediatria, Plástica Ocular, Estrabismo e Clínica Geral.,
Nossa principal característica mercadológica é que somos um hospital dia (sem internação) de uma única especialidade, onde procuramos atender todas as necessidades dos nossos pacientes, nosso principal diferencial é realizar consultas, exames e cirurgias no mesmo dia, pensando na comodidade do paciente.
A grande maioria dos nossos pacientes procuram o hospital para uma segunda opinião médica, por sermos referência em serviços oftalmológicos no sul do pais.
Realizamos uma média de 14.000 atendimentos /mês, entre consultas, exames e cirurgias.
3) Abrangência Geográfica
- Consulta: mais de 80% dos pacientes atendidos são de Joinville e região (Norte de SC);
- Procedimentos Cirúrgicos: 55% são originários de outras localidades de todo o Brasil;
4) Principais Produtos e Serviços
- Consultas, Cirurgias e Exames
[pic 2]
[pic 3]
- Principais Clientes
- Homens e Mulheres entre 40 a 70 anos.
[pic 4]
[pic 5]
- Breve Análise da concorrência (local, regional ou internacional)
Não temos concorrência dentro da cidade de Joinville, pois 80% dos oftalmologistas que atuam na cidade fazem parte do corpo clinico do Hospital, a nível regional nosso principal concorrente atua na região da Grande Florianópolis segmentando parte da demanda de consultas na região leste/ centro do estado.
- Qual tem sido o desempenho( bem como análise da tendência) da empresa (em vendas, base de clientes, participação de mercado, rentabilidade, conhecimento da marca)?
A ideia de construir um novo hospital já existia desde a época do Dr.Sadalla, e com o passar dos anos essa ideia tomou força e saiu do papel, pois tínhamos uma demanda reprimida para agendamento de consultas, exames e cirurgias, o nosso espaço físico não permitia aumentar a quantidade de médicos oftalmologistas, por isso trabalhávamos com uma fila de espera de mais de dois meses para agendamento de uma consulta,variando de acordo com a especialidade do médico.
Mediante este cenário a direção do Hospital, identificou a necessidade de profissionalizar a Gestão antes da mudança para o novo Hospital e em 2010, firmou parceria com a Fundação Dom Cabral, através do projeto PAEX – que atende empresas de médio porte em busca da implementação de um modelo de gestão com foco em melhoria de resultados e aumento de competitividade, implantamos a monitoria de finanças e a AGM – Analise Gerencial Mensal.
...