TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        Microeconomia e Macroeconomia        

3        Métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial        

3.1        Medidas descritivas        

3.1.1        Medidas de Tendência Central        

3.1.2        Medidas de Dispersão        

3.1.3        Técnicas de Amostragem Probabilística        

3.2        Numeros-Índices        

3.3        Deflação de Dados        

4        Ética, Política e Sociedade.        

5        Conclusão        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi proposto para discutirmos as matérias propostas pelo curso no 1º semestre, abordarei os temas da melhor maneira possível, explicando e dando minha opinião sobre os mesmos.

Ao longo do trabalho explicarei um pouco sobre cada tema proposto pelos professores, expondo que ao longo do dia a dia se depara com situações que são interligadas a ética, economia e estatística.

                                         


  1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

         A inflação é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. É um aumento continuo e generalizado dos preços dos bens e serviços. Uma das causas da inflação é o aumento da emissão do papel-moeda pelo governo para cobrir gastos do Estado, havendo um maior volume de dinheiro em circulação no mercado, mas não houve criação de riqueza ou aumento de produção, exigindo assim maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto resultando em inflação. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo: a inflação do aluguel, medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) acelerou de 0,15% em agosto para 1,50% em setembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta sexta-feira, 27. O resultado di IGP-M de setembro ficou dentro do intervalo das estimativas das analises do mercado financeiro consultado pela AE Projeções de 1,33% e 1,57% e acima da mediana de 1,45%. (Renan Carreira, da Agencia Estado). Esse ano poderá ter um aumento da inflação decorrente ao aumento do dólar.

         A Taxa de Juros diz respeito ao custo de um credito ou rentabilidade das poupanças (permite saber quanto rende uma poupança). Pode ser fixa ou variável. É o preço do dinheiro que se paga ou que se cobra por pedi-lo emprestado ou por empresta-lo a uma dada altura. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo: O Comitê de Política Monetária aumentou a taxa básica de juros da economia pela quarta vez consecutiva. Houve aumento no rendimento da Caderneta de poupança. (Renato Ribeiro, São Paulo,SP). Sabemos da importância dos aumentos das taxas de juros, pois todos ganham o Governo e a população.

         A Taxa de Câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações da moeda nacional. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. As operações de câmbio podem realizar-se nos bancos e nas casa/agências de câmbio. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo: analistas de mercado e representantes de instituições financeiras reduziram as projeções para a taxa cambial e a inflação no fim deste ano. Os dados estão no Boletim Focus, divulgado nesta sexta-feira (23/09) pelo Banco Central.


  1. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

  1. MEDIDAS DESCRTIVAS
  1. Medidas de Tendência Central

         É um valor que representa uma entrada típica ou central do conjunto de dados. As três medidas de tendência central mais usada são a media, mediana e a moda.

         A média de um conjunto de dados é a soma das entradas de dados dividida pelo numero de entradas.

         A mediana de um conjunto de dados é um valor que esta no meio dos dados quando o conjunto de dados é ordenado. Medindo o centro de um conjunto de dados ordenados dividindo-se em duas partes iguais. Se esse conjunto tem um numero impar de entradas a mediana é a entrada de dados no meio ou se tem um numero par de entrada, é a media das duas entradas.

         A moda de um conjunto de dados é uma entrada do conjunto de dados que ocorre com a maior frequência. Se nenhuma entrada é repetida, o conjunto de dados não tem moda. Se duas entradas ocorrem com a mesma frequência, cada entrada é uma moda e o conjunto é chamado de binodal.

  1. Medidas de Dispersão

         Medem a consistência de uma distribuição de frequências. Por consistência podemos entender o grau de variabilidade das ocorrências da distribuição em relação a uma medida de posição com tendência central.

         A medida de dispersão é uma forma de sabermos se a informação perdida é significativa ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com