Trabalho Individual
Por: Anelam • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.347 Palavras (14 Páginas) • 220 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
Abordaremos nesse trabalho de atos relacionados a empresas começando pela matemática financeira que é um ramo importantíssimo para empresas aonde ela minimiza o custo e maximiza o resultado melhorando o desempenho da empresa falaremos também da contabilidade sendo que ela interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.
Um pouco da situação tributação do Brasil e impacto dos tributos nas operações empresariais. Os Juros simples e compostos, equivalência e amortização entre outras questões importantes.
2 DESENVOLVIMENTO
A Matemática pode ser encontrada em todas as situações do cotidiano. Trata-se de uma Ciência que de suma importância parar orientar tomada de decisões em negócios. Algumas de suas aplicações são voltadas a empréstimos e financiamentos, operações comerciais, construções civis investimentos Financeiros, praticas bancarias, cálculos de produção dentre outros.
IMPORTANCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ADMINISTRADOR DAS EMPRESAS
A Administração exige muitos planejamentos, organização e controle. Para essas tarefas é imprescindível que o profissional tenha habilidades em lidar com números.
Sendo administração um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinares elementos de produção, que têm como objetivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes à matemática. Através do raciocínio lógico alcançado pela matemática os administradores poderão tomar suas decisões financeiras e analisarem os riscos. Diversas competências são requeridas aos profissionais da área de administração. Algumas delas refletem bem claramente a necessidade do raciocínio lógico-matemático. As principais instituições apontam, pelo menos, três habilidades dentre uma relação de dez, que dependerão de um bom treinamento de aplicações matemáticas. As habilidades para utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos; demonstrar compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo; resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais.
Na administração, a matemática é útil em diversas situações: na elaboração de um planejamento, no controle do fluxo de mercadorias, proporciona também soluções de problemas empresariais, seja na área de recursos humanos, de produção, de comercialização, de finanças ou na própria área de administração geral. A área mercadológica, por exemplo, tem por foco principal a utilização de técnicas que visam permitir uma determinada organização conhecer omercado atual e possível para o seu produto, objetivando uma maximização das vendas do referido produto. Segundo Maia, “a mercadologia utiliza técnicas fundamentadas em estatística, demografia, geopolítica, interpretação da legislação aplicável à área objeto de análise, utilização dos meios de comunicação e econometria”. Este exemplo comprova que a utilização de cálculos e gráficos facilitam a vida do administrador nas decisões a serem tomadas e a melhor forma de lidar com o mercado.
CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇOES
Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).
Através dela é fornecido o máximo de informações úteis para as tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa, estudando, registrando e controlando o patrimônio.
Ela abrange um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio das organizações mediante a aplicação do seu grupo de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios, medindo, interpretando e informando os fatos contábeis.
Para Ribeiro (2003, p.19) “a contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio das empresas”. Pode-se dizer então que a contabilidade é um método que tanto no aspecto qualitativo como quantitativo registra todos os fatos e procedimentos ocorridos em uma empresa. Nesse sentido a contabilidade vem se modificando e se transformando em um meio de comunicação e análise empresarial.
A contabilidade gerencial está direcionada unicamente para a administração da empresa, buscando preencher informações econômicas e financeiras que se adaptem de modo válido e eficaz no modelo decisório do dirigente. Pode-se dizer também que a contabilidade gerencial é distinguida e tem como ponto de vista o abastecimento de informações para os administradores, no caso, uma ferramenta para o comando. Devido
...