Trabalho Individual Avaliação Corretora Z
Por: Michele Paz • 17/3/2019 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
Trabalho Individual
MBA Gestão: Marketing
GE MKT 44 – IBE Conveniada – Campinas/SP
A CORRETORA Z
Você foi solicitado pela Alta Administração da CORRETORA Z para apresentar um Plano de Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais, em decorrência da seguinte situação:
A instabilidade crescente em seu ambiente de negócios, a constatação de que a Empresa não havia despertado para uma nova tecnologia de trabalho baseada na informação precisa, ágil e dinâmica, além de uma estrutura organizacional pesada, um processo decisório lento e um estilo gerencial excessivamente controlador, sacudiram a Corretora Z de uma inércia que lhe custou a perda de muitos clientes.
Uma profunda reestruturação foi efetuada a partir da conscientização do tipo de cliente (atendimento) que a empresa possuía.
Após a reestruturação da Corretora Z houve esperados cortes de pessoal, inclusive alguns gerentes foram demitidos, outros remanejados e alguns funcionários promovidos para funções de gerência.
O clima na Empresa foi tenso durante os três primeiros meses, mas a seguir ajustou-se.
Seis meses decorridos e as queixas anteriores permaneceram, novas reclamações foram incorporadas e a situação começou a se tornar realmente delicada.
A Alta Administração começou a notar que, por um lado, os gerentes “promovidos”, não vinham apresentando os resultados esperados. Tinha-se a impressão de que não conseguiam assumir seus novos papéis, mantendo-se solidários com seus antigos colegas, hoje subordinados, ou por timidez, ou por falta de conhecimento da s novas funções ou por não se sentirem à vontade com uma fatia de poder nas mãos.
Por outro lado, os gerentes mais antigos pareciam continuar repetindo os mesmos erros do passado: pouca comunicação, muita centralização, dificuldade de analisar problemas sob novos aspectos, postergação de decisões administrativas e moral dos grupos , em níveis visivelmente baixos.
A situação poderia ser resumida assim: “O que impede gestores - promovidos ou antigos - assumirem plenamente seus papéis gerenciais ?”
- Aponte as 3 competências críticas (profissionais do século XXI) que devem ser adotadas, imediatamente. Explique cada uma de suas escolhas.
Adaptação à mudança – segundo o texto, há uma “instabilidade crescente em seu ambiente de negócios”. Nestes ambientes, é crucial que o profissional tenha capacidade de absorver e/ou mesmo promover mudanças rápidas, que serão requeridas para adequação ao contexto externo e cenário competitivo.
Eficácia Comunicacional – Ainda, conforme descrito ” não havia despertado para uma nova tecnologia de trabalho baseada na informação precisa, ágil e dinâmica (...)”. A precisão da informação está totalmente ligada a garantir a melhor comunicação possível entre membros do time e stakeholders. Somente com essa perfeita comunicação seriam promovidas decisões rápidas (pois todas as informações estão à mesa) evitando idas e vindas resultantes de desententimentos por falhas de comunicação.
...