Trabalho de Conclusão de Curso - Administração
Por: skinsistem • 4/6/2016 • Monografia • 3.163 Palavras (13 Páginas) • 252 Visualizações
[pic 1]
CLEBER LUCIANO JANUÁRIO RA: 6274242810
LUCIANO JOSUÉ B. DE ANDRADE RA: 6814015399
MATHEUS ZEVIANE M. PAVAN RA: 6626419453
VALTER BASSETTI JÚNIOR RA: 6450323306
BRANDING - GESTÃO DE MARCAS
SERTÃOZINHO
2016
CLEBER LUCIANO JANUÁRIO RA: 6274242810[pic 2]
LUCIANO JOSUÉ B. DE ANDRADE RA: 6814015399
MATHEUS ZEVIANE M. PAVAN RA: 6626419453
VALTER BASSETTI JÚNIOR RA: 6450323306
[pic 3]
BRANDING - GESTÃO DE MARCAS
Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera
Orientador (a): Camila Marantha Vicentini
SERTÃOZINHO
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMA
1.1.2 PORQUE INVESTIR NO BRANDING E O PROBLEMA DA EXPOSIÇÃO DA MARCA.........
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
2.1.1 META PRETENDIDA E OBJETIVOS PRIMÁRIOS
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 9
2.2.1 CRESCIMENTO NO MERCADO 9
3. JUSTIFICATIVA 0
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1
5. METODOLOGIA 2
6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 5
7. REFERÊNCIAS 6
APÊNDICE 7
ANEXO 8
- INTRODUÇÃO
Quando for imaginar alguns objetos específicos, a mente automaticamente envolve o nome de uma grande marca. Um dos melhores exemplos que se pode citar são as marcas Cotonete e Toque Mágico. Quando for a farmácia quase nunca se pede uma Haste Flexíveis com Pontas de Algodão, mas sim um Cotonete. E ninguém pede emprestado a um amigo um corretivo liquido há base d’água, mais sim um Toque Mágico. Esse procedimento não acontece sem um sentido. As marcas são projetadas e desenvolvidas com o intuito de ser anexadas na mente do consumidor. Elas têm o compromisso de atender os desejos e as necessidades das pessoas e expressar o querem ter e ser. O nome atribuído a determinado procedimento de desenvolvimento da gestão de marca se chama branding. Traduzindo do Inglês para o Português, “brand” significa “marca”. E o sufixo “ing” define continuidade, algo que está em processo.
1.1 PROBLEMA
1.1.2 PORQUE INVESTIR NO BRANDING E O PROBLEMA DA EXPOSIÇÃO DA MARCA.
Pergunte-se quais as ações que agregam valor para que uma marca seja valorizada? É nessa hora que é necessário implementar as ações de Branding. Não é de hoje que as organizações vêm investindo cada vez mais no fortalecimento de sua marca e com isso o branding vem tornando-se cada vez mais essencial para as empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, os investimentos em posicionamento, visual e diferencial de marca tem sido constante até nas pequenas empresas.
Trabalhar, estudar para construir uma marca forte é uma excelente base para lançar novos produtos e/ou serviços de sucesso no mercado, uma marca sólida e bem construída faz, muitas vezes, entre produtos de qualidade semelhante, o que tem a marca mais sólida vender mais. Você mesmo no mercado algumas vezes com produtos de qualidade e preços equivalentes, você optou por aquele que tem a marca mais sólida, marcas sólidas vendem mais produtos e/ou serviços e daí a necessidade de investir constantemente em branding. Cuidar bem da marca significa também manter seus diferenciais e quais são suas singularidades diante de seus concorrentes. Manter uma história que aproxime e faça com que os consumidores se identifiquem é essencial para o sucesso, busque construir uma imagem de credibilidade e confiança em seu público alvo que com toda certeza o branding ajudará e muito a aumentar em todos os sentidos sua marca e consequentemente suas vendas.
No mundo em que vivemos, existe muitas pessoas má intencionadas e dispostas a fazer mau uso de cada informação que é publicada em qualquer veiculo de comunicação. Esse mau uso pode ir desde as críticas sem fundamento ou por puro desrespeito, até os grandes golpes emocionais e financeiros que tanto ouvimos e vemos por aí, é necessário parar e perguntar se entre as perdas e ganhos a exposição irá vale a pena, divulgar a marca de forma errada ou se mal interpretada poderá afetar diretamente em suas vendas, visibilidade, valor de mercado e valor para com seus clientes, futuras negociações sendo elas quais forem. É de extrema importância o gerenciamento de exposição da marca e a consistência na comunicação, não é recomendável atentar contra os valores, a ética, as diretrizes, o publico alvo e tudo quem fora criado até o momento.
- OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
2.1.1 META PRETENDIDA E OBJETIVOS PRIMÁRIOS
Visando crescimento e excelência no mercado a curto prazo a utilização do branding vem a calhar na utilização da ferramenta em favor dos bons resultados e retornos esperados logo nos primeiros investimentos. Os investimentos e o olhar holístico do mercado então nos mostram uma ideia primaria diante da concorrência, seus planos a curto prazo, investimentos, contratos e contatos, produtos, parcerias, etc. Percebendo a diversidade dentre os concorrentes algumas marcas procuram parcerias de nomes “fortes” e já consagrados no mercado que os mesmos buscam investir, jamais na intenção de gerar discórdia ou mais uma concorrência, mas sim uma primeira conversa que pode gerar uma parceria visando o crescimento e lucros à cima do esperado. Surgem então de grandes ideias e visões somadas a missões visionarias, os maiores seguimentos do mercado em relação ao seu produto.
...