Trabalho de conclusão de curso
Por: gibasseto • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.785 Palavras (12 Páginas) • 181 Visualizações
- HISTÓRICO DA EMPRESA
A empresa Polo Speed Confecções LTDA – ME é fundada desde Fevereiro de 2008 por um empresário individual, o nome foi atribuído como razão social já para o mercado e com o nome fantasia SPS, este é destinado a fornecedor produtos de vestuário.
A Polo Speed Confecções LTDA - ME, atualmente o faturamento anual da empresa é controlado perante a um retorno mensal junto ao plano da empresa, relacionados com dinheiro em um determinado período correspondendo ao exercício fiscal da empresa.
1.1 A Importância dos Colaboradores
Segundo Chiavenatto, 2010 “a visão do passado: delimitar a ação de cada pessoa, racionalizar a situação impondo regras e rotinas para diminuir a insegurança dos participantes, aumentar a possibilidade de previsão e centralizar as funções e controles, a fim de trazer eficiência;
Visão moderna: se baseiam em modelos orgânicos fundamentos em uma cisão sistêmica e abrangente, seguindo a adaptabilidade e a flexibilidade. Faz com que as pessoas mirem mais a meta a alcançar e os objetivos a cumprir, obedecendo a normas genéricas das instituições. Focam no fator motivacional.’’
Através dessa abordagem, podemos entender a importância das pessoas e a necessidade do trabalho em equipe para atingir as metas e os objetivos da organização, ou seja, as organizações são agrupamentos humanos que são constituídas na intenção de atingir objetivos.
Dentro dessa empresa, o quadro de colabores da organização é formado por 60 profissionais destinados a exercer as funções em que são qualificados, para contribuírem na formação de uma linha de produção, tendo como objetivo direto estabelecer um bom trabalho em equipe mantendo a qualidade de acordo com a produtividade.
1.2 A principal atividade da empresa
A principal atividade da empresa é conquistar seu espaço dentro do cenário fabril com intuito de se destacar entre os principais fabricantes de Confecção de peças de vestuário feminino e masculino, atualmente a empresa se dedica na fabricação de camiseta polo, tendo como maior enfoque atingir tanto homens e mulheres que vestem camisa polo para eventos ou no dia – dia.
1.3 Produtos e Serviços
Os produtos oferecidos pela empresa são do ramo de camisetas polos em modelos esportivos e casuais. Sendo uma peça do vestuário simples, discreta e elegante, podendo ser vestida com calça jeans e bermudas. Atualmente a empresa vem agradando também o público feminino com seus vestidos polos e para aquelas que gostam de estarem simples com elegância a polo cai veste super bem, mantendo sempre a qualidade e satisfação dos clientes.
1.4 – Níveis Organizacionais
De acordo com Chiavenato, 2010 ‘‘as empresas constituem sistemas complexos destinados a atingir objetivos também diferenciados e complexos. Para tanto, ocorre à divisão do trabalho e a especialização de atividades dos órgãos e dos participantes. É possível definir diversos níveis de atuação dentro da empresa, cada qual desenvolvendo diferentes enfoques quanto aos objetivos empresarias. Cada nível tem a própria racionalidade. ’’
Dentro da empresa analisada, os níveis são estabelecidos da seguinte forma. (Conforme a figura 1)
Figura 1 – Organograma da Empresa.
[pic 1]
Fonte: Polo Speed Confecções LTDA
Descrição do organograma por hierarquia:
Nível Estratégico: Neste nível hierárquico encontra-se o empresário responsável pelo gerenciamento total e parcial relacionados tanto a estrutura quanto ao financeiro que pode ser ligado direta ou indiretamente com a organização interna e externa.
Nível Tático: Neste nível hierárquico encontram-se os gerentes, sendo, considerado um meio intermediário de interligar o estratégico e o operacional na função de supervisionar e direcionar melhorias estratégicas e para amenizar os conflitos existentes dentro da organização.
Nível Operacional: Neste nível hierárquico encontram-se os colaboradores responsáveis pela execução dos processos de linha de produção, sendo eles a própria produção e as embalagens. Para os produtos serem distribuídos e comercializados, contamos com os representantes de vendas, para aperfeiçoar o tempo e mantendo a qualidade diante a concorrência
1.5 Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional, deve ser estabelecida de acordo com os objetivos e estratégias da empresa com a finalidade de alcançar as metas almejadas pela organização, com a função de instrumentização básica para estabelecer o processo da entidade.
Sendo assim, são necessárias algumas funções básicas, onde o CEO ou administrador deve saber planejar, dirigir, acompanhar e controlar a organização.
Dentre os diversos modelos de estrutura organizacional, podemos afirmar que a empresa em analisa se enquadra na estrutura linear.
A organização em analise, apresenta centralização em decorrência as decisões complexas que são tomadas apenas pelo CEO, onde cada linha de trabalho executa tarefas bem definidas e especificas, mantendo uma rotina a ser cumprida, sendo subentendida como uma estrutura simples como apresentada no organograma da organização, como uma cadeia escalar de aspecto piramidal de forma clara mostrando as responsabilidades e cargos de cada um.
1.6 – Processos Decisórios
O processo decisório que a empresa constitui-se é em buscar um caminho e alimentar diariamente as transações. A necessidade de se conhecerem aspectos característicos é destacando cada setor e assim podendo desenvolver estratégias e táticas.
A gestão da SPS analisa, interpreta e identificam os problemas, quanto mais organizada mais eficiente ela se torna.
O processo decisório implica no cenário econômico, pois influencia na tecnologia e na globalização remodelando a economia. A três tipos de tomada de decisões implementadas dentro da organização analisada, sendo elas:
- Decisões programadas: Este tipo de decisões são atividades rotineiras, ou seja, se repetem com bastante frequência. Por serem automatizadas podem ser tomadas pelo nível operacional que correspondem a parte produtiva da empresa, mediante autorização dos gerentes e aprovação do CEO.
- Decisões semi programadas: São decisões sistematizadas, porem com um nível características mais complexas podendo ser tomadas pelo nível tático, mediante a aprovação do CEO.
- Decisões não programadas: São aquelas que não automáticas se apresentando de maneira desestruturada pelo fato de não ser rotineira e exigindo um grau de complexidade superior aos dois níveis citados acima podendo ser tomada apenas pelo nível estratégico, ou seja, pelo dono da empresa.
1.7 – Estruturas de Poder
Apresentando um padrão de gestão modernizado, a organização de relações de trabalho identifica a formação e o desempenho de meios de produção influenciando em distintas etapas.
O desempenho de cada classe no Brasil é gerenciado principalmente pela mão de obra considerando a informação, o social, ambiental e o ético com objetivo de alcançar o sucesso empresarial. As pequenas, médias e grandes empresas apresentam uma perspectiva e contribuem para a sociedade expressando por meios de atos e atitudes na empresa analisada não é diferente. Porém existem algumas condições diferenciadas nas estruturas de mercado nas empresas industriais.
...