Trablaho
Por: luarapf • 22/11/2015 • Dissertação • 1.448 Palavras (6 Páginas) • 182 Visualizações
Capitulo1: inovação e a dinâmica do mercado
Inovação é tida como elemento que gera vantagem competitiva e está alinhado com o sendo de oportunidade. Geração de valor para a organização na utilização de um conhecimento, que é a base na inovação, que se torna uma vantagem competitiva.
Deve ser considerado quando se fala em continuidade em inovações é importante olhar para fora e para o futuro, antecipando as mudanças no mercado, na tecnologia, na concorrência, nos produtos e serviços.
Nos períodos de incertezas e turbulências mercadológicas, as empresas buscam conhecimento fora dos limites da organização.
O ambiente de negócios é aquele onde acontecem todas as interações entre as organizações e os diferentes elementos que se relacionam com ela. Os impactos e as consequências dessas relações são mais ou menos intensos dependendo do segmento de atuação das empresas.
O conhecimento que é absorvido externamente é disseminado e compartilhado de forma mais abrangente dento da organização. Passar a ser armazenado como parcela da base de conhecimento da empresa e passa a ser utilizado no desenvolvimento de novas tecnologias, processos, produtos e serviços.
É verificada uma conversão de fora para dentro (do mercado para a empresa) e sequencialmente de dentro pra fora.
Uma empresa possui vantagem competitiva quando ela implementa uma estratégia geradora de valor.
Algumas inovações causam impactos tão significativos, que resultam em mudanças de comportamento e atitudes, fazendo com que as empresas passem a atuar de forma diferenciada, para estarem alinhadas cm as exigências e expectativas dos seus clientes.
Inovações não precisam ser necessariamente técnicas, podem estar relacionadas com aspectos sociais. A pratica da inovação se traduz através da busca sistemática de oportunidades inovadoras.
A busca incessante por conveniência no mundo atual gera algumas grandes reviravoltas em sistemas e processos previamente estabelecidos. A mudança continua verificada no ambiente de negocio é o que sempre proporciona a geração de oportunidade para tudo aquilo que é novo. As inovações que exploram adequadamente as mudanças possuem uma grande probabilidade de se consolidarem. Mudanças verificadas no comportamento dos consumidores, ou decorrentes de maior acesso a tecnologias e processos são exemplos.
Torna-se fundamental a realização de uma avaliação sistemática do ambiente de negócios, para que sejam identificados as áreas de mudanças, que oferecerão oportunidade para a implementação de inovações.
Inovações sistemáticas refere-se a busca ampla, continua e organizada de mudanças, e na analise sistemática das oportunidades que essas mudanças podem gerar para a inovação econômica e social.
Indicadores de mudanças confiáveis, que pode ser ocasionados pode um pequeno esforço ou estimulo (pode se observar sobreposições entre elas e simultaneidade):
- inesperado: sucesso, fracasso, evento externo, incerteza
- contraposição: relativos a como algo deveria ser e como é.
- mudanças na estrutura do mercado ou do setor industrial.
- inovação baseada na necessidade de determinado processo.
- mudanças demográficas.
- mudanças de percepção.
- um novo conhecimento.
Capitulo 2: A criatividade
Mercados apresentam alto grau de dinamismo e são altamente competitivos. A capacidade de criar e implementar as ideias é oque produzira a inovação como um diferencial competitivo.
A criatividade, por ser uma capacidade humana de geração de soluções ou alternativas engenhosas, pode ser promovida, aprendida, desenvolvida e refinada. Pode haver tanto estimulo quanto inibição do processo criativo pode parte dos gestores da organização. A implantação de ideia criativa e inovadora podem gerar resultados surpreendentes.
Criatividade é o processo de mudança, desenvolvimento e evolução na organização da vida subjetiva. É o processo que resulta em algo novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um numero significativo de pessoas em algum ponto no tempo.
Criatividade é a tradução dos talentos humanos para uma realidade exterior que seja nova e útil. Duas formas:
- através da habilidade de recombinar objetos já existentes de maneiras diferentes para novos propósitos
- abordando a forma com que a coisas estão inter-relacionadas.
A criatividade é considerada como uma habilidade para gerar novidade, levando a ideias e soluções uteis para solucionar problemas e desafios.
As diferente etapas que constituem o processo criativo são:
- percepção: seja de um problema, necessidade ou curiosidade.
- preparação: investigação do problema;
- incubação: desenvolvimento inconsciente;
- iluminação: momento efetivo da criação;
- verificação: compreende a etapa de verificação da efetividade da inovação.
As habilidades criativas são:
- fluência: relacionada com a quantidade de ideias geradas;
- flexibilidade: identificação de soluções sob diferentes perspectivas;
- originalidade: detalhamento e enriquecimento das ideias;
- elaboração: detalhamento e enriquecimento das ideias;
- sensibilidade para problemas; capacidade para encontrar uma necessidade.
Personalidades criativas possuem um alto grau de iniciativa e envolvimento nas atividades realizadas. Altamente otimistas e predispostas a enfrentar riscos. Altamente persistentes.
Há organizações que são altamente refratarias, e as principais causas da dificuldade de estímulos criativos são:
- a maneira como a organização tenta introduzir o uso da criatividade em seus domínios;
- a proliferação de programas sobre a criatividade.
A criatividade esta ligada as pessoas, ambientes, processos e produtos. O sucesso obtido através da introdução de programas de criatividade ou ainda através do simples estimulo para que ele seja potencializado, dependera do tratamento harmônico e equilibrado dado a essas quatro dimensões. O equilíbrio a ser obtido entre essas quatro dimensões esta relacionado com a cultura organizacional e com os gestores.
...