Trablahos Prontos
Casos: Trablahos Prontos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gernhardt • 4/2/2015 • 2.141 Palavras (9 Páginas) • 245 Visualizações
INAIS
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO ...................................................................................................04
2 - DESENVOLVIMENTO – RESPOSTAS DAS QUESTÕES.................................05
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................10
4 - BIBLIOGRAFIA...................................................................................................11
1 – INTRODUÇÃO
Neste preâmbulo, no decorrer do contexto apresentaremos nosso ponto de vista proporcionando ao presidente Sr. Osvaldo analisar qual melhor caminho, qual estratégia utilizar e decidir o dilema crescer ou não crescer, eis a questão para a empresa ‘’Sucos Fazenda Rio Grande’’.
Por ser uma empresa familiar, a tomada de decisão é mais ríspida tendo em vista dois pontos divergentes que são seus dois filhos José e João. Estes porem, opostos em suas ideias, e pela qualificação profissional de ambos, um quer expandir os negócios e o outro tem medo de colocar a fazenda em risco. E ainda por envolver uma empresa familiar, o caso analisado sugere ainda um breve levantamento de influências nas relações de afeto, proximidade e carisma com os envolvidos, para que possamos descartar qualquer tipo de influência desnecessária a tomada de decisão.
No entanto, faremos uma analise das duas propostas visualizando pontos positivos e negativos a fim de ajudar na tomada de decisão do proprietário.
2 – DESENVOLVIMENTO
Numa situação onde é preciso decidir qual o caminho a seguir é necessário considerar o resultado em que a decisão irá lhe fornecer, logo é preciso minuciosamente analisar as situações com todas as possibilidades de retorno. No case estudado, o Sr. Oswaldo deve considerar o que o projeto de cada filho pode trazer de benefício para empresa, de maneira que haja o menor número possível de riscos, é claro que, impossível haver expansão empresarial sem riscos, mas o pensamento deve ser para minimizá-los ao máximo.
A empresa familiar se caracteriza como tal por ser constituída há mais de duas gerações por membros de uma mesma família e por esse fato apresenta aspectos positivos e negativos. Dentre os positivos podemos citar: funcionários interessados e comprometidos com o desenvolvimento da empresa, sistema de decisões rápidas e quanto aos pontos negativos destaca-se a falta de planejamento a médio e longo prazo e a falta de preparação profissional.
Felizmente, dos pontos negativos apontados, a empresa Fazenda São Pedro tenta se desvencilhar já que os dois filhos do Senhor Oswaldo (atual administrador) tiveram ótima formação em Administração de Empresas e que ocupam respectivamente cargos na área financeira e comercial. Quanto à falta de planejamento a média e longo prazo parece-nos que também não faltam intenções de mudanças.
Os dois filhos do Senhor Oswaldo têm características diferentes, pois ao mesmo tempo em que José prefere manter-se longe de mudanças significativas, João é aventureiro e gosta de arriscar-se em novos mercados visando à expansão da empresa.
Pelo que se pode observar João tem melhor visão estratégica já que apresenta um plano de crescimento audacioso para a empresa: deseja expandir a área de abrangência do produto, contatar distribuidores locais para entregar nas residências, desenvolver o marketing comercial em diversos meios de comunicação, abrir um escritório em São Paulo com a contratação de novos funcionários gerenciais, aumento de máquinas e de funcionários, terceirização da produção em um local mais próximo de onde será comercializado e mudanças na embalagem e na composição do suco. Concorda-se com João, pois de acordo com Divaldo Dal-Ry "(...) quem para é ultrapassado por quem continuamente atualiza-se".
Por outro lado, José sugere que não se invista em mudanças que são incertas e propõe que haja somente compra de máquinas novas em substituição às antigas, o que traria melhor aproveitamento de matéria-prima, menos desperdício e necessidade de menos funcionários. Acredita também que para reduzir custos deveriam ser demitidos os gerentes de vendas com salários muito altos e contratação de novos, com salários inferiores.
A função do senhor Oswaldo é, mais uma vez, de intermediar a relação entre os dois filhos e o de analisar as duas propostas verificando seus pontos positivos e negativos para o futuro da empresa. Considerando as duas propostas acima e a história de sucesso da Fazenda São Pedro além da afirmação de que o canal de venda dos sucos é o varejo (ou seja, depende da demanda do local) e que pra aumentar a demanda é preciso expandir o produto para outras áreas, convém destacar que a única maneira da mesma crescer ou até mesmo de manter-se como pioneira em vendas na região de Ribeirão Preto é investindo em novos mercados, porém há diversos pontos nas duas propostas que precisam ser discutidos. Além disso, convém elucidar que antes de tomar qualquer decisão quanto ao futuro da empresa o Senhor Oswaldo deverá fazer um diagnóstico organizacional, por meio do qual ele poderá avaliar o ambiente externo e interno, a estratégia empresarial, a estrutura organizacional, a cultura e os possíveis resultados da empresa, ou seja, suas condições financeiras atuais para a expansão. Já se sabe que a empresa dispõe de recursos financeiros para tal expansão.
Quanto à cultura, segundo o filho João, através de pesquisa de mercado já foi constatado que os clientes em potencial têm poder aquisitivo alto. Quanto à estrutura organizacional será necessário investir prioritariamente no plantio de laranja em detrimento de outras culturas que eventualmente a fazenda tenha; será necessária também a substituição
...