TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso da Metodologia de Técnicas Projetivas

Por:   •  13/11/2023  •  Exam  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE AVALIATIVA - PESQUISA MERCADOLÓGICA

ALUNOS: PEDRO HENRIQUE GONÇALVES E THALANE REZENDE

 1. Sobre o Case: Uso da Metodologia de Técnicas Projetivas, a interpretação da pesquisa e as decisões posteriores da Del Valle foram corretas? Por que?

RESPOSTA:

        Sim, ao mudar a estratégia e a aparência dos personagens, a Del Valle conseguiu estabelecer uma relação de proximidade das crianças com os novos personagens, com elementos como a ausência dos óculos escuros antes utilizados, a definição nítida de gênero, fator importante já que o público alvo pertence à fase de desenvolvimento onde já existem as primeiras  noções de identificação sexual, além de inserir os personagens em situações familiares às vividas pelas crianças em suas rotinas, praticando esportes em ambientes amigáveis, dando a entender também que os personagens estariam brincando juntos. Dessa forma, as crianças conseguiram enxergar um reflexo de si mesmas nos personagens,  conseguindo assim aumentar a aceitação dos produtos e colaborar positivamente para o aumento da presença de mercado da empresa.


        A partir das conclusões advindas das pesquisas qualitativas, pode-se observar comportamentos, interpretações e necessidades e gerar uma hipótese, avaliações mais precisas de mercado só poderiam ser feitas a partir do lançamento do produto, atualmente essa prática incorre em alavancar o mínimo produto viável para que o próprio produto traga insights de melhorias e observando os resultados de mercado no case, com certeza as interpretações da pesquisa foi um fator relevante para a também, assertividade nas tomadas de decisão frente às embalagens do produtos, agora alinhadas ao público-alvo.

2. Caso esteja de acordo com a estratégia adotada pelo Sucos Del Valle no case: Uso da Metodologia de Técnicas Projetivas, que outras formas de utilização poderiam ser encontradas para os personagens? Basta lembrar o sucesso que a Parmalat obteve com a venda dos bichinhos ilustrados em seus anúncios.

RESPOSTA;

A partir da identificação das crianças pode-se notar a identificação não somente com os personagens, mas também com seus adereços, roupas e brinquedos, um horizontes de possibilidades é passível de ser estudados, com o sucesso das embalagens evidenciados, a possibilidade de recriar os brinquedos para as crianças e até mesmo as roupas, poderia ser levantada, e dentro das possibilidades do mercado, testada. Trazer para o mercado os personagens como brinquedos, seus brinquedos em tamanho real utilizando os personagens em suas embalagens, tudo é válido para aproximar as crianças ao universo Dell Valle Kids. Uma prática interessante como benchmark é que os Sucrilhos além de campanhas com brindes do seu Tigre, até em pelúcia nas caixas de cereal, também passou a criar jogos nas caixas, evidenciando o sentimento de aventura, além de aproximar ainda mais o tigre das crianças com o protagonismo do tigre tanto nos jogos das caixas, quantos no brindes. A valorização da própria marca através dos personagens é super alinhada ao branding sensorial das mesmas.

3. Ainda levando em consideração o case: Uso da Metodologia de Técnicas Projetivas, cite e comente os exemplos bons e maus de utilização de personagens e outros elementos destinados a estimular a imaginação infantil em produtos existentes no mercado destinados às crianças.

Um case de sucesso no Brasil até o momento em que foi proibida a propaganda direcionada às crianças para o consumo de refrigerante foi a compra dos direitos de imagem e uso do personagem do desenho animado Pokemon, para o Guaraná Caçulinha, sucesso de vendas em todo país, todas as crianças de 90 colecionavam pokebolas com pokemons dentro e brincavam de ser domadores de Pokemon, no mesmo produto houve investimento de 17 milhões de reais na criação da campanha Bichinhos do Brasil Coleção Guaraná Caçulinha Antarctica, com 17 bichinhos de pelúcia da fauna brasileira.

Já um case de insucesso:
Em 2017, foi a vez de o McDonald’s criar uma campanha de Marketing polêmica, ao veicular um vídeo em uma TV do Reino Unido e nas redes sociais. No comercial, uma criança está enlutada pela perda de seu pai e pergunta à sua mãe sobre as coisas de que ele mais gostava.

A mãe, então, o leva para passear e, durante o trajeto, conta as características do pai, com as quais o menino não consegue se identificar. Eles chegam em uma lanchonete do McDonald’s e, quando o menino abre o sanduíche, a mãe revela que esse também era o sabor preferido pelo pai. O lanche, portanto, tornou-se uma conexão entre pai e filho.

A reação ao vídeo foi muito forte. A empresa recebeu acusações de que estava explorando os sentimentos das crianças que perderam os pais e de utilizar o luto infantil para aumentar as vendas de seus produtos.

O McDonald’s, por sua vez, retirou imediatamente o vídeo do ar e divulgou uma mensagem para dizer que lamentava pelo ocorrido e que não era essa a intenção da empresa. É preciso ter cuidado ao lançar campanhas que mexam com os sentimentos das pessoas, pois elas podem ser vistas como falta de sensibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com