Web 3.0 e o que esperar do futuro
Por: Rebeca.Amaral • 24/4/2018 • Dissertação • 1.080 Palavras (5 Páginas) • 278 Visualizações
O que é a Web 3.0 e o que Esperar do Futuro?
Definição
Web 3.0 pode ser definida como a terceira era da Internet, na qual permite que milhares de pessoas em todo o mundo tenham acesso de maneira prática e rápida a uma estrutura de todo um conteúdo disponível na rede de computadores. Nela, encontra-se disponível abundantes informações de maneira organizada e, dessa forma, podendo ser compreendida não somente pelo ser humano, como também pelas próprias máquinas, fazendo com que auxiliem em diversificadas pesquisas. Pode-se afirmar que o conteúdo e serviços oferecidos pela Web 3.0 liga-se com as pessoas que a utilizam e com os especialistas produtores, para elaboração do conhecimento.
[pic 2]
É bastante ampla, pois é possível obter acesso ao redor do mundo e as pessoas podem permanecerem conectadas durante o tempo todo através de smartphones, tablets, celulares, notebooks, videogames e computadores, disponíveis para a população.
Nessa geração é possível também encontrar temas online de maneira personalizada e especificada para cada indivíduo de acordo com seus interesses e suas buscas.
Este termo Web 3.0 foi elaborada pela primeira vez pelo jornalista John Markoff, através de um tópico do jornal [1]New York Times em 2006, entretanto recebeu muitas críticas negativas na época.
Importância da Web 3.0
É uma importante ferramenta de comunicação, pois permite que as pessoas, independentemente da distância, possam se comunicar de maneira rápida, com fácil acessibilidade. Além disso, existem disponíveis milhares de sites, blogs, revistas, documentos, livros, artigos e enciclopédias na qual permitem que os usuários possam fazer variados tipos de pesquisa, de acordo com a necessidade de cada um, com destaque principal na área da educação.
As tendências tecnológicas e comportamentais na Web normalmente são impulsionadas por novas tecnologias que surgem e evoluem diariamente, sejam elas tecnologias na compreensão mais comum do termo ou tecnologias humanas e sociais. A velocidade com que surgem novas ferramentas, sistemas e opções tecnológicas é tão alta que a assimilação e adoção em larga escala fica comprometida desde o início. Talvez seja por este motivo que apesar de já existirem e serem utilizados para algumas aplicações, os elementos da Web 3.0 ainda não se disseminaram largamente.
A Web 3.0 tem como finalidade facilitar e padronizar a representação do modelo de um indivíduo. Dessa forma, qualquer sistema poderá interagir com outro sistema para trocar informações e atualizar o modelo. Isso permitirá que se aumente a capacidade de representação e consistência do modelo, viabilizando uma personalização mais eficiente que transcende as barreiras de um único sistema. Além disso, promove o aprendizado em qualquer lugar, a qualquer hora, com qualquer equipamento e livre para todos, através dos mecanismos que a Web 3.0 propõe e, assim, um indivíduo poderá interagir com diferentes pessoas e ambientes educacionais, utilizando diversos aparelhos que tenham acesso à Internet.
O que Esperar do Futuro
A Web 3.0 representa um avanço significativo na tecnologia, mesmo com diferentes benefícios para usuários da Internet. Com a evolução da web 3.0 e o avanço da Internet como um progresso contínuo da tecnologia, é possível trazer experiências únicas sobre muitas coisas melhores. Pode-se tomar como exemplo várias pesquisas para informações e conteúdos através de palavras-chave. Isso resultaria em resultados de pesquisa mais específicas que se adaptam facilmente de acordo com as necessidades e preferências na gestão da Internet.
Esta nova camada nos permite extrair as informações encontradas nos milhões de artigos, mensagens, vídeos, comentários, que circulam na rede. Com isso, o Marketing Social tem uma ferramenta muito poderosa para desenvolver sua função. Por exemplo, os principais portais de vendas incorporam uma barra de recomendações que coincide com os gostos pessoais de quem navega no site e eu diria com uma ótima precisão. Outro exemplo seria quando se está interessado em um produto ou serviço, por um tempo, você navega onde você procura parece estar perseguindo o serviço.
A Web 3.0 tenta combinar vários conceitos que, embora possam parecer ficção científica, são uma realidade, como a inteligência artificial, através de algoritmos que aprendem com seus erros. A web semântica que irá entender todas as nuances, ironias e reviravoltas do idioma que costumamos usar. A mineração de dados é nada mais do que extrair as informações relevantes dos bilhões de dados que são gerados diariamente na rede. Ou algo que já faz parte de nossas vidas, como é a geolocalização, que personaliza a informação que recebemos de acordo com a nossa localização.
...