A ANÁLISE DO MICROAMBIENTE
Por: lipemelchior • 22/3/2019 • Trabalho acadêmico • 951 Palavras (4 Páginas) • 2.421 Visualizações
1 ANÁLISE DO MICROAMBIENTE
1.1 Histórico da empresa
A empresa AMBEV começa sua história em 1880 com o surgimento da companhia Antártica Paulista e a Manufatura de Cerveja Brahma &Villeger& Companhia. Após mais de um século essas empresas fundam-se e surge a primeira multinacional brasileira AMBEV ( Companhia de bebidas das Américas).
Em 2004 , na Bélgica , a AMBEV se junta á Interbrew, formando a InBev, esta que adquiriu a Americana Anheuser-Bush em 2008, constituindo uma nova empresa, a Anheuser-Bush InBev. Nesse período a Budweiser, cerveja tipo Larger Americana, produzida pela cervejaria Anheuser-Bush, começou a fazer parte do portifólio da belga-brasileira InBev, e foi agregada ao segmento Premium da Ambev ao lado de Stella Artois e Bohemia.
Considerada uma empresa socialmente responsável, tem como meta de gestão a ética e a sustentabilidade, buscando a constante qualidade na vida de toda a sociedade, sejam nos fatores econômicos , sociais ou ambientais.
1.2 Linha de produtos
Destaca-se dentre os produtos comercializados pela AmBev: na cervejaria, a Budweiser, Antártica, Bohemia, Brahma, Caracu, Colorado, Corona, Leffe, LowenBrau, Nortena, Original Polar, Quilmes, Serramalte, Skol e Stella Artois e na linha de refrigerantes: a Citrus, Guaraná Antártica, H2OH, Pepsi, Soda, Sukita e Tonic. Além disso ela conta com energéticos, isotônicos, águas e chás.
1.3 Concorrentes diretos e indiretos
No setor Premium, os concorrentes diretos da Budweiser , considerados de puro malte são: Heineken, Amstel, Bavária Premium e Kaiser Gold. Ainda na categoria Premium , mas não considerados na categoria de exigência de puro malte, temos: Stella Artois, Antártica Original e Bohemia, todas fabricadas pela AmBev.
As cervejas populares , também conhecidas como mainstream são consideradas concorrentes indiretas : Skol, Brahma e Antártica, manufaturadas pela Ambev, a Schin, Kaiser e Bavária, produzidas pela Heineken, e as cervejas do Grupo Petrópolis temos a Itaipava e Crystal. Também consideradas como concorrentes indiretas temos as cervejas artesanais.
1.4 Avaliação do mercado ( produto/empresa)
O setor cervejeiro cresceu impulsionado pelo aumento de cervejas importadas, artesanais, e especiais no mercado. Segundo Miguel Patricio ( 2018 apud FUTEMA,2018 ), diretor de Marketing da AB InBev “ O mercado de cervejas foi afetado, mas o da cerveja Premium não. A marca vem crescendo mais que podíamos imaginar. Cerveja Premium é um luxo acessível”.
Em 2013 , no segmento Premium, a cerveja Budweiser consolidou-se como líder no mercado com 13,1% de um mercado de R$ 3 bilhões, enquanto a Heineken ficou com 11 %, cita Forastieri(2013).
1.5 Distribuição
AmBev esta presente em todo Brasil e no continente Americano , totalizando 18 países. Possui no Brasil 32 mil colaboradores, 34 cervejarias e maltarias, 100 centros de distribuição direta e 6 centros de excelência.
Tem como principais canais de distribuição de bebidas, atacadistas, atacarejo ( formas tradicionais de comercialização: o atacado e o varejo ), mercados, supermercados, bares, restaurantes, armazéns, padarias, lanchonete, quiosques e franquias. Em 2017, como estratégia de expansão foi criada uma área focada em análise do nível de serviço de forma sistêmica, centralizando o atendimento e as demandas dos clientes.
O foco em sustentabilidade também esta presente nos canais de distribuição com a aquisição de caminhões elétricos.
1.6 Preço
A respeito dos preços adotados sobre os seus produtos a AmBev (2018) esclarece que ”aproximadamente 20% do CPV ( custo do produto vendido ) do Brasil correspondem aos custos fixos e á depreciação de ativos industriais.
Os 80% demais, são custos variáveis” como o alumínio ( 40% do custo ), malte ( 15 % ) , adjuntos ( 8% ) e mão de obra ( 8 % ).
Tendo em vista a redução de custos de seus produtos a AmBev em 2016, focou os cortes nas embalagens e não do produto. Neste mesmo ano a Ambev passou a utilizar novamente os “cascos” retornáveis de vidro, diminuindo os custos do produto como um todo, de acordo com a revista época negócios(2017)
1.7 Perfil dos consumidores
A real necessidade e percepção do valor do produto, criou um consumidor com um perfil mais critico e exigente.
Com a intenção de proporcionar uma experiência diferenciada para os consumidores, as cervejas Premium consolidam duas importantes tendências: a reinvenção dos gêneros e o multiculturalismo. Como exemplo, temos o empoderamento feminino nos últimos anos, sua importância no mercado de cervejas, além de consumir , buscam entender sobre o produto.
Outro estudo importante identificou que a regionalidade, a idade, bem como a cultura e a moda impactam diretamente o perfil dos consumidores.
...