A ANÁLISE MERCADOLÓGICA DA EMPRESA AMBEV
Por: Laressa Kühl • 2/11/2021 • Trabalho acadêmico • 2.664 Palavras (11 Páginas) • 546 Visualizações
CAPÍTULO 1. ANÁLISE MERCADOLÓGICA DA EMPRESA AMBEV S.A.
- Descrição organizacional
- Razão Social: Ambev S.A.
- CNPJ: 07.526.557/0056-83
- Tipo de empresa: Fabricante de bebidas
- Porte: Empresa de grande porte com sede em 19 países com 32 cervejarias, 2 maltarias no Brasil, 30 marcas de bebida, 35 mil colaboradores no Brasil, 100 centros de distribuição direta e 6 de excelência no Brasil.
- Market Share: A Ambev possui 55% do market share no Brasil.
- Breve histórico
A empresa nasceu da junção da Companhia Antártica Paulista e da Companhia de bebidas das Américas datado no dia 02 de julho de 1999, a sigla AMBEV é a junção do nome American Beverage Company. Sendo a primeira multinacional brasileira, se tornou a terceira maior indústria cervejeira e a quinta maior produtora de bebidas do mundo.
Em 2001 foram eleitos pela revista Exame como a maior e melhor empresa do setor de bebidas do Brasil. Já em 2005 a Brahma se torna uma marca mundial e passa a ser vendida em diversos países. No ano de 2011 patrocinou a maior celebração germânica fora da Alemanha, a 28º Oktoberfest de Blumenau – SC. Em 2016 a ‘’Do Bem’’, marca de sucos e chás, passa a fazer parte da Ambev e inaugura uma nova fase na história da empresa, que passa a atuar no setor de sucos.
1.2 Diagnóstico do Ambiente de Marketing
1.2.1 Análise e apresentação das forças do macroambiente:
Forças tecnológicas: A AMBEV conta com um centro de tecnologia próprio, a ‘’Ambev Tech’’, e a partir dele conta com serviços digitais como o Zé Delivery e o Empório da Cerveja.
Naturais: A empresa conta com um sistema completo de tratamento de água sendo sua principal matéria-prima e também parcerias com agricultores que produzem os insumos para a produção.
Econômicas: segundo o relatório anual da Ambev em 2020, a crise sanitária mundial da covid-19 provocou queda no consumo de seus produtos, contudo, a empresa possui grande capacidade de adaptação às mudanças no mercado que permite a empresa manter-se financeiramente firme preservando seus lucros a longos prazos.
Demográficas: O Brasil é o terceiro país que mais consome bebida no mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A escolha dos consumidores para uma cerveja preferida é direcionada pela falta do produto ou por seus preços altos.
Político-legais: Como tudo no Brasil, as bebidas também são regidas por leis que visam garantir a qualidade e a segurança de quem as consome. As bebidas são divididas em dois grupos: normas referentes ao vinho e derivados de uva e as normas para os outros tipos de bebidas. As bebidas tanto alcoólicas e não alcoólicas são regidas pela Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994 (Brasil, 1994), e regulamentadas pelo Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009.
Processo que padroniza a produção de líquidos no Brasil de acordo com o Art. 1º da LEI Nº 8.918, DE 14 DE JULHO DE 1994 (Brasil, 1994. DECRETO Nº 6.871, DE 4 DE JUNHO DE 2009, Regulamentada pela Lei no 8.918, de 14 de julho de 1994.
Sociais e Culturais: Fatores Sociais são influenciados pelas pessoas em que convivemos e nosso estilo de vida. Os fatores culturais são determinados pelo local, a comida ou bebida típica, forma de se vestir, etc. A Ambev por exemplo possui em seu catálogo as cervejas ‘’Nossa’’ e ‘’Magnífica’’ produzidos a base de mandioca fornecidas por produtores locais, são fabricadas nos estados de Pernambuco e Maranhão, nordeste do Brasil onde o plantio de mandioca é culturalmente forte.
1.2.2 Análise e apresentação das forças do Microambiente.
Fornecedores: A Ambev ao longo dos anos vem promovendo feiras para pequenos e médios empreendedores tendo parceria com o Sebrae-SP, o objetivo desta feira é encontrar possíveis novos fornecedores.
Concorrentes: Existem duas categorias de concorrentes, os diretos e os indiretos. São considerados concorrentes indiretos: a Bavária, Kaiser e Schin, produzidas pela Heineken, que atualmente é a maior concorrente. As cervejas produzidas pelo Grupo Petrópolis: Itaipava e Crystal. Os concorrentes diretos são produzidos pela própria Ambev.
Clientes: Seu público alvo são os jovens entre 18 a 25 anos que gostam de festas, um bate-papo com os amigos no bar, baladas, e etc.
Intermediários: A Ambev não vende diretamente para o consumidor final, ela distribui seus produtos para terceiros que são chamados de intermediários, são eles: os supermercados, atacadistas ou varejistas. Também há os representantes de vendas, que tem a liberdade de negociar o produto usando o nome da marca, mas sem quaisquer direitos sobre a mesma.
Colaboradores: o quadro de funcionários conta com um time de mais de 40 mil colaboradores em todo o Brasil.
Empresa: A indústria busca disponibilizar para seus colaboradores um ambiente confortável, onde se sintam inclusos, na intenção de que possam ser e dar o melhor de si.
Abaixo segue a analise SWOT das forças de macroambiente e microambiente, feito a partir das informações coletadas.
Fig 1: Análise Swot
[pic 1]
Fonte: Elaborado pelo aluno.
- Segmentação de mercado
De acordo com Cobra (2014, cap. 07, pag. 130) ‘’A segmentação de mercado é a ação de identificar e classificar grupos distintos de compradores que apresentam comportamento de compra relativamente homogêneo.’’ Ou seja, consumidores com características parecidas. É preciso, portanto, entender quais as necessidades, atitudes e comportamentos dos consumidores no ato da compra.
...