A Administração de Materiais
Por: reinaldodias • 23/2/2023 • Trabalho acadêmico • 722 Palavras (3 Páginas) • 79 Visualizações
Universidade Federal do Pará - UFPa
ICSA - Faculdade de Administração
Disciplina: Administração de Materiais
Carga horária 90 horas
Professor: José Thadeu Paulo Henriques
Turma: São João de Pirabas
Acadêmico: Reinaldo dias dos Santos
Exercício 2
Desempenho, enfoques e tendências da Administração de Materiais
Leia atentamente o Capítulo 3 e 4 do livro texto e responda as questões seguintes:
1 – Qual a diferença entre just-in-time e Kanbam? Explique com detalhes
Just-in-time mantem os suprimentos à medida que eles vão sendo necessários para a produção, assim eliminado gasto com estoque e eliminando tudo que não agrega valor ao produto e serviço. Já o Kanban é regido pela necessidade de entregas onde determina o nível de estoque no decorrer do processo. Assim suas diferenças são poucas pois o juns-in-time e produção na hora certa enquanto o kanban e produção na forma de etapas também se acumular estoque este é um suporte do just-in-time.
2 – Qual a relação entre o tempo de preparação de uma máquina ou de uma linha e o tamanho do lote a ser produzido?
Quanto menor for o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, logo maior será a eficiência. Assim para que a maquina não consiguira desenvolver o lote necessário.
3 – Por que a função compras assume um papel tão importante no atual contexto das empresas?
A função de compras é importante porque contribui para a gestão dos recursos materiais de uma empresa, por exemplo ela, aumenta as vendas tendo em vista que tanto as matérias-primas (nas indústrias) quanto os produtos (nos pontos de vendas varejistas) são comprados no tempo certo e com o objetivo de atender às necessidades do mercado de consumo; reduz as perdas já que os estoques passam por um controle de tempos em tempos; fortalece o relacionamento com as partes interessadas na prática, as organizações podem conseguir melhores condições de pagamento junto aos fornecedores de matérias-primas ou produtos.
4 – No que difere a compra de um bem patrimonial da compra de uma matéria prima do processo produtivo da empresa?
Recursos patrimoniais são instalações utilizadas nas operações do dia a dia da empresa mais que são adquiridos esporadicamente como prédios, veículos e equipamentos isso são classificados como bens patrimoniais. Já os bens materiais são extremamente particular e é feito esporadicamente e as vezes uma única vezes como projetos e tecnologias especificas.
5 – O que é o EDI? No que ele se difere do e-mail, como forma de compra?
O Eletronic Data Interchange (EDI) é uma tecnologia que faz a integração de dados entre empresas. Seu objetivo é facilitar e agilizar a troca de informações, algo fundamental para o segmento mercantil. O EDI é a integração entre 2 sistemas: da empresa que deseja comprar e da empresa que deseja vender. Já o e-mail permite tanto a transação entre maquinas e maquinas como também entre homens e maquinas é mais flexível, mas barato que a VAN e é praticado em tempo real.
6 – No sistema de compras just-in-time os meios eletrônicos de comunicação assumem papel cada dia mais importante, por quê?
...