A Administração de Materiais
Por: bebelzinhafreire • 20/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 897 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
1. Introdução a Administração de Materiais
Administrar materiais é uma seqüência de operações, que tem o objetivo de conciliar os interesses entre as necessidades de suprimento e a utilização dos recursos financeiros e operacionais da empresa. Com a expansão da Logística essa atividade se estendeu bastante:
LOGÍSTICA = Gestão de materiais (armazenagem) + Distribuição (transporte e entrega)
Se observamos a cadeia de suprimentos nota-se que se inicia no fornecimento de Matéria Prima, onde ela se transforma em produto acabado e chega a ponta de consumo.
A abordagem de Administração de Materiais pode ser estudada sob a ótica de três áreas igualmente importantes:
a) Gestão de compras: assegurar o suprimento dos bens e serviços necessários, tanto para a produção quanto para as demais atividades da empresa (No caso da indústria). Essa gestão se inicia pela busca de fornecedoes que tenha condiços de oferecer bem e serviços de boa qualidade, dentro dos requisitos estabelecidos pela empresa.
b) Gestão de estoques: dar garantia do suprimento de materiais necessários ao bom funcionamento da empresa, evitando faltas, fazendo com que tudo ocorra em ordem nos demais setores, ou seja, adequar os níveis de estoque às necessidades do usuário.
c) Gestão dos centros de distribuição: receber os materiais adquiridos pela área de gestão de compras e planejados pela área de estoque, efetuar sua guarda e atender as solicitações. Receber, guardar e entrar aos demais setores da empresa.
Os materiais precisam: ser muito bem administrados, com quantidades planejadas e entradas para que não haja faltas, nem excessos, causando gastos desnecessários. A Administração de Materiais é vital para redução de custos e aperfeiçoamento na produção de uma organização.
2. Conceito de Administração de Materiais: Conjunto de atividades desenvolvidas em uma organização destinadas a suprir diversas unidades com os materiais necessários para o bom desenvolvimento da mesma. Essas atividades abrangem compras, recebimento, armazenagem, fornecimento etc.
Engloba a seqüência de operações que tem início na identificação de fornecedores, na compra de bens ou serviços, em seu recebimento, transporte interno e armazenagem em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
3. Interfaces da Administração de Materiais com outras áreas de atividades da empresa
Sinergia entre as outras áreas:
Área financeira: Necessidade de aporte de recursos para a compra de materiais.
Área de produção: Fornecimento das previsões da utilização de materiais para a produção.
Área de vendas: Define o volume de fabricação dos produtos, e conseqüentemente, estabelecer sua correspondência quanto ao suprimento dos diversos itens que compõem o leque de produtos oferecidos pela empresa ao mercado consumidor.
Área de Gestão de Pessoas: Trazer para a empresa pessoal capacitado e treinado para desenvolver as atividades na área de materiais.
Área de logística: Articular processos para o fornecimento de produtos acabados, de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes e consumidores.
Área de informática: Apoio e manutenção no registro de informações necessários nos mais diversos órgãos da empresa.
4. Subsistemas típicos e específicos da Administração de Materiais
Típicos:
- Controle de estoque: Responsável pela gestão econômica de estoque, planejando e programando o material.o estoque é necessário para que o processo de produção – venda da empresa opere com numero mínio de preocupações e níveis .
- Classificação de material: responsável pela identificação, especificação, codificação e catalogação de material.
- Aquisição para compra de material: Responsável pela gestão, negociação com o fornecedor e contratação de compras
...