A Analise de Mercado
Por: deia1004 • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.660 Palavras (7 Páginas) • 351 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 1º desafio = microeconomia e macroeconomia
3 2º desafio = Métodos quantitativos
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Enquanto a Macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preço, emprego e desemprego, estoque de moeda, balança de pagamento e taxa de cambio, a Microeconomia ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, isto é como a empresa e os consumidores se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Esta ultima estuda também o funcionamento da oferta e da demanda na formação dos preços e se preocupa em explicar como são fixados os preços e seus fatores de produção.
Veremos a seguir como essas duas áreas atuam de forma direta no dia a dia das pessoas, influenciando diretamente na tomada de decisões e no comportamento de comerciantes e consumidores, através da analise realizada no mercado Lisboa, situado na cidade de Rio Quente no interior de Goiás.
O mercado Lisboa atua a menos de 1 ano na cidade e é uma empresa familiar, comandada por Marcio Pazzeli Lisboa, sua esposa Ana Clara Lisboa e seu pai Bosco Lisboa e conta ainda com a ajuda de dois funcionários, a ajudante de limpeza e também estoquista Carla Medeiros e o açougueiro João de Barros.
O objetivo deste trabalho é oportunizar aos alunos a realização de uma pesquisa de campo, baseada nos assuntos tratados nas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia; Ética, Política e sociedade e Métodos Quantitativos.
O trabalho está dividido em três partes, onde na primeira será abordado o conceito de Microeconomia e Macroeconomia, analisando as estruturas de mercado abordadas nas aulas. Na segunda parte será relatada uma pesquisa feita ao que diz respeito aos Métodos Quantitativos, indicando a importante destes nas tomadas de decisão e por fim será descrito a pesquisa feita em cima do tema abordado sobre Ética, Política e Sociedade.
Para a realização deste trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica nos livros orientados, enriquecida de pesquisas em sites, entrevistas e artigos que tratavam o tema de forma coerente.
- 1º DESAFIO = MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Para a elaboração desde desafio, foi realizada uma pesquisa de campo no mercado Lisboa, situado na cidade de Rio Quente, onde trabalham 5 funcionários, sendo 2 não pertencentes a família que é proprietária, abordando as seguintes questões:
- Qual a sua idade?
- Quanto tempo mora na cidade?
- Quantas pessoas moram na sua casa?
- Qual sua renda?
- Quanto gasta em media com compras?
- Qual sua principal distração?
O mercado disponibiliza produtos do gênero alimentício, açougue, e itens básicos para o lar, porem possui marcas em um numero restrito, apesar de oferecer boa parte das melhores marcas do país.
Em relação aos clientes, recebem em media de 1 a 2 salários mínimos, têm no Maximo 2º grau completo, sendo que uma parte esta cursado nível superior, vivem em uma relação estável com filhos e freqüentam o mercado uma vez por mês para compras maiores, gastando em media R$300 a R$400 em uma hora e eventualmente para compras de emergência.
Por se tratar de um mercado que abriu a pouco tempo, a única forma de pagamento aceita é dinheiro e m casos isolados, o proprietário abre “conta” para pagamentos mensais.
Em relação a produtos, no ato da compra a preferência é por marcas famosas como OMO, DANONE, COLGATE, mas na hora da escolha, levam sempre o produto mais em conta, não necessariamente o mais barato, independente da marca.
Quanto à definição de preços, os administradores optam por manter os valores pouco acima do equilíbrio e com isso fazem promoções eventualmente para fidelizar seus clientes e atrair novos.
Segundo VASCONCELOS (2002):
O preço na economia de mercado é determinado tanto pela oferta quanto pela procura, não havendo escassez ou excesso de oferta nem de demanda. Uma variação importante na hora de definição de preços, dentro da analise microeconômica, é o preço relativo, que se caracteriza como sendo a relação entre os preços de vários bens. Se um produto de uma mesma categoria sofre uma porcentagem de desconto terá um aumento na demanda em detrimento á diminuição da demanda do produto que não sofreu a queda de preços.
A inflação interfere nos preços praticados pelo mercado, pois, segundo FREIRE (2015) a inflação no Brasil é medida pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – através do IPCA – Índice nacional de Preços ao Consumidor Amplo – que avalia, entre outros grupos de produtos, a variação de preços de Alimentos e Bebidas, que correspondem a 23,12% do índice. Sendo assim, sempre que essa variação esta alta, os preços dos produtos sobem para atender a encargos como transporte, manutenção, funcionários, etc.
Em se tratando de fornecedores, o mercado avaliou em sua implantação, aqueles que já atendiam outros comércios da região, pois, segundo o proprietário, isso facilitaria a entrega dentro dos prazos e as taxas de entrega eram mais favoráveis. A forma de pagamento é sempre á vista no ato da entrega.
Em relação a concorrentes, existem outros mercados na cidade, porém não possui a mesma variedade de produtos oferecidos e nenhuma estratégia de venda.
- 2º DESAFIO = MÉTODOS QUANTITATIVOS
- 1º momento:
- Identificar a idade dos clientes do mercado
- Variável utilizada será a Variável Quantitativa demográfica
- Coleta de dados = levantamento através de Coleta Direta.
- Amostra Probabilística por Conglomerado
- População = Grupos (Clusters)
Para Netos (2002, p.40) quando uma população apresenta uma subdivisão em grupos menores, é possível e conveniente fazer – se a amostragem por conglomerados, a qual consiste em sortear um numero suficiente, cujos elementos constituirão a amostra.
...