A Análise de Crédito e Negociações
Por: 24012006 • 10/9/2021 • Trabalho acadêmico • 486 Palavras (2 Páginas) • 470 Visualizações
Centro Universitário Jorge Amado
Atividade apresentada como requisito parcial de avaliação da Disciplina AVA 2 Análise de Crédito e Negociações
Situação problema:
Mario há algum tempo vem procurando um automóvel para comprar, mas devido a algumas despesas não previstas vem adiando essa nova aquisição. No mês passado, foi promovido a representante comercial de livros didáticos na Editora Estrela, onde trabalha há 3 anos. Para obter êxito em sua nova função, precisa visitar pelo menos 5 cinco clientes por dia, o que nem sempre tem sido possível por conta do tempo perdido no ponto esperando ônibus e no trânsito entre um cliente e outro.
Pensando sobre sua necessidade e, ciente de não possuir restrições financeiras, resolveu procurar a instituição bancária onde, inclusive, recebe seus proventos, para solicitar apoio do seu gerente e viabilizar mais esse objetivo.
De inicio analisaremos através da metodologia dos cinco C´s se o Sr. Mario e adequando as linhas de credito aposta pela instituição financeira.
Primeiramente faremos a análise dos 5c para termos a certeza se o Sr. Mario é um candidato adequado às linhas de crédito que o Banco disponibiliza.
1. Capacidade
O Sr. Mario está empregado a 3 anos e teve um aumento em sua renda, onde foi promovido representante de vendas.
2. Colateral
Colocar o salário que Sr. Mario recebe todos os meses, servindo de garantia.
3. Caráter
Pesquisando o histórico financeiro do Sr. Mario não encontramos pendências financeiras em nenhuma instituição credora.
4. Condições
Com a promoção o Sr. Mario terá melhor condição para o financiamento da compra do carro, podendo assim ter mais tempo nas suas atividades, em visitar o numero máximo de seus clientes.
5. Capital
Como o Sr. Mario não possui dividas poderá dispor de seu salário livre para obter o crédito que precisa.
Esteira de Crédito
Como Gerente poderia indicar linhas de credito ao Sr. Mario para a compra do veiculo de seu interesse.
Como:
CDC (Crédito Direto ao Consumidor), leasing e consórcio.
Pelo CDC, o consumidor realiza um empréstimo em um banco para comprar o carro. O veículo fica de posse do comprador, mas não pode ser negociado (está alienado ao banco) até que sejam pagas todas as prestações.
Pelo Leasing Nessa opção, quem compra o carro é a chamada empresa de leasing (um banco que trabalha com este tipo de serviço), que aluga o veículo ao consumidor. Assim, o cliente paga pelo aluguel do carro, que fica no nome da empresa de leasing até o término das prestações, quando, sem ter de pagar mais nenhuma prestação,
...