A Aprendendo a Ser Administrador
Por: Luiz Magnun • 10/9/2018 • Resenha • 395 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
UAB – PÓLO IPIRÁ
Prof. Antônio Carlos Ribeiro da Silva
Aprendendo a ser pesquisador
Ipirá/BA
2017
Luiz Magnun Leão Pereira
O PAPEL DO PESQUISADOR
Resenha solicitada e enviada ao Prof.º. Marcio Santos Sampaio, referente à disciplina de Metodologia do estudo e da pesquisa em Administração, do curso de graduação Bacharelado em Administração Pública, pela Universidade do Estado da Bahia.
Ipirá/BA
2017
REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS
RIBEIRO, Antônio. Doutor em Educação, Mestre em Contabilidade, Especialista em Contabilidade Gerencial, Psicopedagogia Clínica e educação a Distância. Bacharel em Ciências Contábeis e Licenciado em Pedagogia e Técnicas Comerciais. Texto “Aprendendo a ser pesquisador”, págs. 13.
CARLY, Liane. Graduada em Administração e Editora Executiva da Revista de Ciências da Administração – RCA, e da Revista Científica do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Modulo “Metodologia de estudo e de pesquisa em Administração”, págs. 163.
O pesquisador de hoje deve estar predisposto a enfrentar e vencer vários desafios, buscando criar novos conhecimentos, procedimentos e soluções para os diversos problemas. Taís conhecimentos criados e alguns aperfeiçoados devem ultrapassar as barreiras físicas e políticas das instituições de pesquisa, sendo divulgados e aplicados no meio social na qual aquela instituição de pesquisa está inserida, com o objetivo de beneficiar e melhorar a realidade da sociedade.
O ensino de metodologia de pesquisa em administração envolve aspectos interdisciplinares. O que se tornou hábito chamar entre nós de metodologia da pesquisa, envolvendo coisas tão diversas como a parte instrumental para a efetiva realização de uma pesquisa. Além das técnicas para a pesquisa de campo ou para a elaboração de experimentos e semi-experimentos, há os instrumentos que se utilizam em pesquisa que não seja de campo, como a análise de dados secundários e análise de conteúdo, constituem outros setores dotados de enorme complexidade e que contêm problemas que lhes são peculiares.
Ficando claro tanto no texto “Aprendendo a ser pesquisador”, quanto no modulo da disciplina e que é preciso dedicar uma pouco do tempo que temos para adquirimos uma postura de pesquisador, desenvolvendo uma aprendizagem autônoma, baseada em alguns componentes. É necessária a seleção do material para leitura, se disciplinar, porque estudar não é fácil, devemos criar e recriar, ao invés de repetir o que os outros dizem.
Por fim, é preciso uma atenção especial para a leitura, primeiramente como forma de reconhecimento do material e depois uma leitura reflexiva, alinhado com uma análise mais pontual do material lido, através das análises textuais, temáticas e interpretativas.
...