A Atividade Avaliativa III
Por: Tiago Acacio de Sousa • 11/9/2019 • Trabalho acadêmico • 302 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA – UNIOESTE
COMPONENTE CURRICULAR: Gestão do Estado
PROFESSOR (A) FORMADOR (A): Clovis Fiirst
NOME DO ACADÊMICO: Tiago Acácio de Sousa
ATIVIDADE AVALIATIVA: III
O Estado de Direito Brasileiro, por meio da Constituição Federal de 1988, em seu Art. 1º ao Art. 3º, aderiu expressamente aos princípios fundamentais que regem toda a organização da Nação, um dos que chamam a atenção é o “Presidencialismo” que constitui nosso Sistema de governo, onde a população elege diretamente seu representante ao poder executivo, em outras Nações o sistema de governo adotado é o Parlamentarismo, onde a população elege parlamentares e a partir de então o parlamento decide quem será o administrador do Estado. No Brasil, ocorreu momentos de discussão para implantação do Sistema de Governo Parlamentarista, no entanto, o que é valido atualmente é o presidencialismo.
Diante do exposto, entre o sistema presidencialismo e o parlamentarismo, elabore sua opinião em relação à efetividade da administração pública, ou seja, qual dos modelos de sistema de governo é melhor visando a coletividade e o interesse público.
R – A eleição popular de um representante, transpassa a sensação de um governo mais próximo diretamente ao povo, é difícil observar como representante do povo um parlamente eleito pelo próprio parlamento, em países de grandes proporções como o Brasil, com diferenças ideológicas muito acentuadas, é difícil observar uma maioria absoluta, o que poderia ocasionar escolhas que gerariam conflitos ideológicos entre os brasileiros, visto em comparação a outros países a pluralidade partidária brasileira é gigante, completamente diferente de outros modelos com apenas dois partidos, ou ao menos um número mais enxuto, que gera um discussão menor, pela ideologia e realidade brasileira o sistema parlamentarista acredito não ser uma opção interessante, pois com o sistema presidencialista e com o número de partidos, é mais claro, analisar base de apoio, e base de oposição.
...