A Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
Por: Luany • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.338 Palavras (10 Páginas) • 225 Visualizações
Introdução
A atividade prática supervisionada (ATPS) foi realizada individual, tendo como objetivo o aprimoramento dos estudos, favorecendo a aprendizagem e estimulando o aprendizado eficiente e eficaz. Esse trabalho foi desenvolvido para um maior enriquecimento do conceito visto em sala de aula. Sua elaboração traz informações sobre a palavra Administração e suas variáveis no decorrer da história.
Tendo as informações do vídeo A lição dos 5%” de Max Gehringer, trazendo as informações de habilidades e competências são necessários para o administrador moderno.
Foram pesquisadas nos artigos disponível da ATPS, as principais criticas que está teoria sofreu e todas as informações sobre o Artigo, coletando qual a melhor teoria administrativa a ser usada.
A ATPS mostra a Ética na Gestão Empresarial, o que significa, mostrando todo o conceito e o que seria ética organizacional, diferenciando a ética de moral, mostrando os pontos essenciais de um modelo de gestão que preserve a ética, relatando sobre a ética voltada para a qualidade e valorização dos clientes internos e externos.
Irei mostrar na ATPS como podemos lidar com esse conflito, mantendo a conduta ética, sendo que os colaboradores mais antigos são mais resistentes.
Todas as Informações coletadas foram tiradas da PLT e dos Artigos propostos da ATPS.
ETAPA 1
De acordo com o PLT 755, pág. 4 o significado de Administração é o processo pelo qual as organizações tomam decisões, utilizando de maneira correta seus recursos como pessoas, informação, conhecimento, espaço, tempo, dinheiro e instalações, para obtenção dos objetivos estabelecidos. Esse processo abrange cinco funções, sendo elas: planejamento, organização, liderança ou
comando, coordenação e controle.
Temos como principais variáveis da administração a eficiência e a eficácia. Podemos exemplificá-las da seguinte forma:
Eficácia: conceituada como a capacidade de uma organização de realizar seus objetivos. Ex.: Quando uma empresa de transportes de passageiros chega ao seu destino, cumprindo assim seu objetivo: o transporte de passageiros.
Eficiência: usada para definir a utilização de maneira econômica os recursos disponíveis da organização. Ex.: Utilizando o exemplo acima da empresa de transportes de passageiros, que com o objetivo de transportar seus usuários, chegam aos destinos com rapidez, economizando dessa forma o tempo.
A Administração tem como razão principal a utilização dos recursos pelas organizações, causando assim grande impacto sobre a sociedade e sobre a vida das pessoas, por isso torna-se de grande importância o estudo da administração.
As principais escolas da administração são: Científica, Clássica, Humanística, Neoclássica, Burocracia e Estruturalista.
Os clássicos fizeram as primeiras experiências criaram as primeiras soluções e escreverem as primeiras ideias, uma de suas preocupações, provavelmente a principal era entender e fazer funcionar as organizações e os sistemas produtivos que nasceram com a revolução industrial.
Frederick Winslow Taylor liderou o movimento da administração científica, com ênfase no combate ao desperdício; Henry Ford desenvolveu e implantou a linha de montagem; Henri Fayol, explicou o papel dos gerentes e o processo de administrar; Max weber lançou as bases para o estudo das organizações e da burocracia, A escola clássica tem esse nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração, na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nessas raízes. Antes da Revolução Industrial, a atividade na época era Artesanato. Os Artesãos eram responsáveis por todo o processo industrial, desde a obtenção da matéria prima até a comercialização do produto final.
Com a chegada da Revolução Industrial os trabalhadores perderam o processo produtivo, começaram a ter mandos de um superior no caso seu “chefe” onde perdeu o controle da matéria prima e seu lucro. Os trabalhadores passaram a controlar maquinários que eram de posse de seu superior. O trabalho feito ficou conhecido como: Maquiofatura.
Os trabalhadores começaram a receber pelo que operavam. Porém descontentes com as condições de trabalho impostas por seus superiores, começaram a fazer greves onde exigiam melhores condições trabalhistas. As primeiras máquinas e serem construídas foram “Maquinas e Vapor” onde reduziu os custos das mercadorias aumentando os lucros dos empresários da época. Vários empresários de vários países começaram a investir em maquinários para reduzir os custos das matérias-primas, onde se criou uma concorrência. De fato Revolução Industrial mudou a vida da humanidade.
A produção e utilização de conceito e ferramentas de administração foram influenciadas pelo surgimento de uma nova personagem social que foi a empresa industrial.
ETAPA 2
Passo 1
A palavra ética deriva do grego ethos, ou seja um conjunto de valores morais e princípios que conduz a conduta humana. Ética também pode ser definida como: o bom costume ou a fundamentação das ações morais. Do ponto de vista social a ética existe para criar valores históricos e culturais, bem como as ações, reações e comportamentos que de certa maneira interferem diretamente na sociedade como um todo. Cada sociedade ou grupo possui seus próprios códigos de ética, como por exemplo, existem países que aderem ao sacrifício de animais para pesquisa, o que pode ser considerado uma pratica normal, enquanto em outros, esta desrespeitando os princípios éticos e morais estabelecidos pelos próprios pais.
Ética Organizacional: A ética nas organizações pode ser definida como conjunto de regras que estabelece vários princípios morais pessoais que são aplicados as atividades e objetivos da Empresa. A ética empresarial está relacionada com a forma de ser e de agir, não apenas de maneira mecânica, mas como uma forma de reflexão em relação a cultura e a filosofia da empresa.
Algumas atitudes éticas são observadas em um ambiente de trabalho, como por exemplo: educação e respeito entre funcionários, cooperação e atitudes que visam ajudar os colegas de trabalho, respeito e hierarquia dentro da empresa, respeito as regras e normas da empresa, busca do crescimento profissional, realizações das tarefas apenas no âmbito profissional, dentre outros.
...