A Auditoria Externa
Por: licaligeiro • 9/9/2018 • Trabalho acadêmico • 535 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
Auditoria Externa
Uma auditoria e externa é uma análise independente das demonstrações financeiras feitas pela empresa, normalmente são feitas porque a lei exige, principalmente as que negociam suas ações em bolsa, transmitam segurança aos acionistas.
Diferente da auditoria interna, na externa o auditor é independente, contratado exclusivamente para esse fim.
O objetivo é garantir que os registros fornecem uma imagem verdadeira, fazendo com que tenha maior credibilidade, e identificar possíveis problemas que possam colocar em risco sua saúde financeira. Ela atende principalmente aos interesses de investidores e instituições bancárias que pretendem injetar recursos na empresa e querem garantir que estão fazendo uma boa escolha. Como medida de segurança contra a possibilidade de manipulação de informações, os futuros investidores exigem que essas demonstrações sejam examinadas por um profissional independente da empresa e de reconhecida capacidade técnica.
Finalidade
Sua finalidade é verificar se as demonstrações estão corretas em relação à posição financeira e econômica da empresa, demostrar ao mercado a transparência e veracidade das informações. Não é seu papel fundamental detectar fraudes, embora isso possa ser apenas uma consequência da análise feita.
Auditoria Externa no melhoramento do processo:
Além de fornecer informações para o público externo, as informações obtidas pela auditoria externa podem ser extremamente úteis para a própria administração da empresa, pois também pode ajudar no melhoramento dos sistemas e procedimentos contábeis, já que é uma oportunidade de saber os pontos fortes e fracos do sistema. Assim com a investigação, o auditor poderá ajudar e recomendar formas de melhorar seus sistemas.
Gestão de qualidade da auditoria externa:
A gestão de qualidade da auditora externa, tem como finalidade fornecer um selo internacional de qualidade ISO 9001 para as empresas que seguem corretamente as normas.
O selo da ISO 9001, é um selo muito desejado para empresas que querem crescer de patamar, e de suma importância paras as empresas de pequeno porte, pois quando essa, adquire o selo, ela poderá subir de nível.
As empresas que possuem o selo, demonstram que seus colaboradores e funcionários, zelam pelo serviço e ou produto, mas principalmente pelo cumprimento de legislações de toda e qualquer exigência de caráter normativo. Ela também passa a ser uma referência em termos de gestão estratégica, tática e operacional, pois o elemento chave é a satisfação do cliente.
A gestão de qualidade eleva os níveis de produtividade da empresa. A maior eficiência operacional reduz as falhas, elimina o retrabalho, acaba com o desperdício e dá agilidade à produção. Com isso, a companhia se coloca como um concorrente de peso no seu mercado.
Além dos ganhos financeiros decorrentes da certificação da ISO 9001, a organização obtém economia de tempo, recursos humanos e de insumo. A análises dos benefícios da implementação das normas deve se dar de forma holística, identificando todas as áreas abrangidas pelas novas práticas.
...