A CADEIA PRODUTIVA CANA-DE-AÇÚCAR (ÁLCOOL)
Por: Henry M. Ricci • 25/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.585 Palavras (11 Páginas) • 758 Visualizações
Henry Marlon Ricci
João Paulo Navarro
Leoniro Francisco Junior
Mauricio Morita Matheus
CADEIA PRODUTIVA CANA-DE-AÇÚCAR (ÁLCOOL)
Santa Fé do Sul – SP
2015
Sumário
Cadeia Produtiva da Cana de Açucar – Álcool................................................................ 1
Insumos............................................................................................................................. 1
Plantio, Cultivo e Colheita................................................................................................ 2
Processamento e Transformação da Matéria Prima em Produto Final............................. 5
Transporte e distribuição.................................................................................................. 6
Consumidor Final............................................................................................................. 8
Referências....................................................................................................................... 9
Cadeia Produtiva da Cana de Açúcar – Álcool
Cadeia produtiva é um conjunto de atividades ou processos em sequência que transformam insumos e matéria prima em um produto final. Acadeia produtiva da cana pode ser dividida em cinco etapas: insumos e maquináios para plantação, corte e transporte da matéria prima(cana de açucar) até a usina, produção da cana (plantio, cultivo e corte), processamento da cana para transformação da mesma em produtos desejados, armazenamento e distribuição do protuto acabado e por fim o consumo final.
A cana-de-açúcar é matéria prima para muitos produtos como a energia elétrica por meio do bagaço, fertilizantes naturais, embalagens, cachaça, açúcar e também o álcool etílico, que é o foco do nosso trabalho.
Insumos
Adubos e fertilizantes: são responsáveis por corrigir as perdas sofridas em todos os processos que existem entre a aplicação e absorção dos nutrientes pelas plantas, na maior parte destes fertilizantes são resultantes do próprio processo.
Maquinários: plantadeira para o plantio mecanizado de cana, aumentando de forma espantosa a produtividade no processo de plantação, colheitadeiras, que do mesmo modo que as plantadeiras é um exemplo de tecnologia que influencia diretamente e consideravelmente na produtividade, sendo ela responsáveis pela colheita mecanizada da cana-de-açúcar, e caminhões, que são responsáveis pelo transporte da cana.Ainda referente aos cainhões podemos destacar queexistem modelos específicos para cada quantidade de cana transportada, caminhão simples, também conhecido como truck ou toco, ele é nada mais que um caminhão plataforma, o biminhão, também conhecido como bitrem ou romeu e julieta que além de ser um caminhão plataforma possui uma carreta acoplada, treminhão que também é um caminhão plataforma porém com duas carretas acopladas, existe também o rodotrem, um cavalo mecânico com dois semi reboques acoplados e tratores, que são utilizados para tração e para puxar outras máquinas e implementos.
Implementos: equipamentos mecânicos que são acoplados aos tratores e utilizados para executar atividades necessárias para o cultivo como por exemplo os arados, cultivadores, plainas e etc.
Instrumentos usados no plantio e na colheita de cana em geral, como foices e coletores, equipamento de irrigação.
E é claro, mão de obra, plantadores, coletores, motoristas, operadores de máquinas e agrônomos e etc.
Plantio, Cultivo e Colheita
Por ser uma planta que tem características tropicais a cana de açúcar é cultivada principalmente na América Latina, Ásia e Extremo Oriente. Os países que se destacam na produção de cana de açúcar são: Brasil, Colômbia, Índia, China, Tailândia e Paquistão.
A cana-de-açúcar pertence à família das gramas e cresce sob a forma de colmos altos e finos, semelhantes a bambus. Ela é plantada em sulcos no outono. A cana não exige manutenção durante o inverno e, na primavera, dá brotos tão altos como um bambu. Ela pode ser transformada em um melado delicioso.
Inicialmente para realizar o cultivo de cana de açúcar é necessário ter disponível uma grande área de terra para plantio, pois as áreas de plantação de cana de açúcar demandam grandes espaços.
O primeiro passo para o plantio da cana-de-açúcar, é o PLANEJAMENTO DA ÁREA – para implantar um canavial (plantação de cana de açúcar), é necessário realizar um levantamento topográfico da área para viabilizar o terreno para o cultivo da cana de açúcar. Nos locais destinados ao plantio, é ideal que seja realizado um trabalho de engenharia (chamado de sistematização do terreno), e, além disso, devem ser coletadas amostras do solo para que sejam realizadas as análises sobre o terreno, para que sejam definidas as correções e a adubação adequada; CLIMA E SOLO – A cana de açúcar apresenta melhor rendimento quando cultivada em regiões quentes. O clima ideal é aquele que apresenta 02 (duas estações): Quente e Úmida (promove o desenvolvimento da planta) seguida de uma Fria e Seca (promove a maturação da planta e o acumulo da sacarose). Os melhores solos para o cultivo da cana de açúcar são aqueles bem estruturados, férteis e com boa capacidade de drenagem; A ESCOLHA DE A CULTIVARES – é fundamental que seja escolhida a cultivar que melhor se adapte as características do local onde a cana de açúcar será plantada, pois isso irá ajudar no melhor aproveitamento dos recursos e irá gerar uma maior produção. Por isso é necessário verificar se a cultivar é resistente a moléstias comuns de ocorrerem em canaviais; ESCOLHA DA MUDA – depois de escolher a cultivar, é necessário verificar as mudas que serão plantadas, se elas são sadias, se são da espécie escolhida. Por isso busque conhecer a procedência das mudas; PREPARAÇÃO DO TERRENO – o preparo do solo precisa ser profundo e esmerado e necessita levar em conta uma questão: se é a primeira vez que vai ser plantada cana de açúcar ou o terreno se encontra ocupado com cana de açúcar. Mas em ambos os casos é importante que o terreno seja arado profundamente e fique bem compactado. Pouco antes do plantio é feita uma gradagem para a preparação final do terreno. É interessante que sejam eliminadas as ervas daninhas do terreno para que elas não destruam o canavial; CALAGEM E ADUBAÇÃO – a análise do solo irá determinar se é necessário aplicar calcário (calagem) antes do plantio da cana de açúcar e como será feita a adubação, determinando as quantidades de nitrogênio, fósforo, potássio, etc., para serem aplicados no solo, para que a plantação de cana de açúcar tenha uma boa produtividade; PLANTIO – a escolha da época para a realização do plantio é de extrema importância para que o canavial se desenvolva e as plantas acumulem açúcar. Para crescer, a cana de açúcar precisa de bastante água, altas temperaturas e exposição ao sol.
...