PROGRAMAS DE CARNES CERTIFICADAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA DA CARNE
Por: camillatteixeira • 13/11/2016 • Monografia • 369 Palavras (2 Páginas) • 570 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS
CURSO DE ZOOTECNIA
PROGRAMAS DE CARNES CERTIFICADAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA DA CARNE
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Camilla Trevisan Teixeira
Santa Maria, RS, Brasil
2015
PROGRAMAS DE CARNES CERTIFICADAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA DA CARNE
Camilla Trevisan Teixeira
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Zootecnia, Área de Cadeia Produtiva da Carne Bovina, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), Santa Maria, como requisito parcial para obtenção do grau de Zootecnista.
Orientador: Prof. Leonir Luiz Pascoal
Santa Maria, RS, Brasil.
2015[pic 1]
RESUMO
Trabalho de Conclusão de Curso
Curso de Graduação em Zootecnia
Universidade Federal de Santa Maria
PROGRAMAS DE CARNES CERTIFICADAS E
SUAS IMPLICAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA DA CARNE
AUTORA: CAMILLA TREVISAN TEIXEIRA
ORIENTADOR: LEONIR LUIZ PASCOAL
Data e Local da defesa: Santa Maria, 30 de junho de 2015.
O presente trabalho teve como objetivo descrever os programas de certificação de carne bovina com mais expressão no Rio Grande do Sul, sendo eles o Programa Carne Pampa, pertencente à Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford e o Programa Carne Angus, pertencente à Associação Brasileira de Angus. Os programas consistem na classificação e certificação de carcaças provenientes de animais das raças Hereford, Angus e suas cruzas, conforme definido nos protocolos de cada programa. Além das características raciais, há que se levar em conta a idade, que é estimada pela dentição, onde o Programa Carne Pampa aceita animais até 6 dentes e o Programa Carne Angus aceita até 4 dentes. Também é levada em conta a gordura de cobertura, onde, são aceitos animais Gordura 3, 4 e 5 conforme classificação proposta pelo MAPA, 2002. Com isso, os objetivos dos programas de certificação estudados dizem respeito, principalmente, à garantia de uma carne de qualidade para o consumidor, com as características próprias das raças participantes, como maciez, suculência e palatabilidade. Para obtenção destes animais, os produtores são incentivados a produzi-los, pela indústria frigorífica, por meio de bonificações para carcaças que se enquadrem nos requisitos de cada programa, fomentando-se também, a raças em questão. Durante o relato deste documento, será abordado como funcionam os programas em nível de frigorífico e também far-se-á uma breve análise de questões quantitativas e econômicas destes programas.
Palavras-chave: Bonificação de carcaça. Certificação de carcaça. Programa Carne Angus. Programa Carne Hereford. Programa Carne Pampa.
...