A CASA PREDESTINADA
Por: Tatiana Ribeiro • 23/2/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 484 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
A Casa Predestinada
A pesquisa a seguir é descritiva e possui características qualitativas, onde foi trabalho por fontes secundárias, como por exemplo sites, pois dessa forma foi possível chegar com mais agilidade as informações necessárias para a criação da pesquisa cientifica.
A casa predestinada, é a casa Dom Aquino em Cuiabá, onde possui uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia e uma reserva técnica. A exposição paleontológica apresenta fósseis de animais da região, organizados cronologicamente, representando a evolução biológica através das Eras geológicas. Fosseis como o do tatu (Pampatherium humboldti) e Preguiça gigante (Eremotherium Iaurillardi), dinossauros (saurópoda), e animais marinho do período que Chapada dos Guimarães foi mar. Foi construído pelo patriarca da família Murtinho em 1842, para ser sede da grande Fazenda Bela Vista. A casa em estilo colonial possui traçado arquitetônico em formato de “U” com 12 cômodos e fachada voltada para o rio Cuiabá, que se encontra a poucos metros de distância. Essa característica de fachada de frente para o rio, marca um momento da história da cidade de Cuiabá do século XIX, quando a cidade dependia do rio tanto como fonte de pescado como forma de transporte. Segundo alguns historiadores a casa ficou conhecida como “Predestinada” pois foi onde ficaram conhecidos as personalidades de Dom Francisco de Aquino Correa, que nasceu no dia 02/04/1885, foi bispo, arcebispo, governador de província, escritor e poeta e fundou a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Estado, primeiro mato-grossense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras). E Joaquim Murtinho que nasceu no dia 07/12/1848, formado em engenharia e medicina, percussor da Medicina Homeopática no Brasil, Ministro da Indústria Aviação e Comércio, Ministro da Fazenda e cinco vezes senador. A exposição feita no Museu é arqueológica, onde conta a história de Cuiabá através de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais. Fazem parte da exposição instrumentos do homem caçador-coletor e do homem ceramista, como: pontas de lança de pedra lascada, machadinhos de pedra polida e fragmentos de cerâmica. Encontram-se expostos também louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos. No museu possui restaurantes para o púbico que o visita onde é servido comidas típicas da região, como pequi de sabor e aroma peculiar a mandioca, a manga e o caju, o charque e os peixes onde são os mais utilizados pela culinária Cuiabana, entre eles são o De couro é o Chácara e o Pintado. E os de escama são Pacu, Piraputanga, Piranha, Dourado entre outros. Esse prato típico em Cuiabá faz analogias á fé cristã no milagre da multiplicação.
Referências
CASA DOM AQUINO, Foto & Vídeo. MUSEU PRÉ HISTORIA Leandro. 2012. 1 álbum (28 fot.): color.; 17,5 x 13 cm.
CASA DOM AQUINO, Google Analytics. Disponível em: www.museudomaquino.com.br/portal/. Acesso em 26 de maio de 2016.
COISAS DE MATO GROSSO, Google Analytics. Disponível em: , www.coisasdematogrosso.com.br/mato-grosso/culinaria/. Acesso em 26 de maio de 2016.
...