A COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTANCIA NAS ORGANIZAÇÕES (RESUMO)
Por: ilarie_sz • 4/12/2020 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTANCIA NAS ORGANIZAÇÕES
(RESUMO)
No tocante a comunicação, podemos evidenciar como toda a preparação e trabalho realizado a fim de propagar uma mensagem para os copiosos públicos de uma organização. Podemos nos comunicar de variados modos, como pela escrita, pela fala, por gestos e com a postura. Com tudo, é preciso ter cautela ao transmitir uma mensagem, visto que comunicação não é o que você diz, e sim o que as pessoas entendem.
Na atualidade a comunicação eficaz é um fator extremamente necessário dentro das organizações, já que a comunicação interna é a base indispensável para que uma organização consiga trabalhar de forma alinhada.
A comunicação empresarial se tornou um fator basilar para se obter um diferencial de competitividade. A mesma promove excelência nos relacionamentos empresariais, exige uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica dos negócios. Ela engloba toda a organização, além da comunicação interna, a boa comunicação externa promove uma boa imagem empresarial, ou seja, ela cuida da marca da empresa, melhora os serviços, logo, aumenta a eficiência e o lucro da empresa.
Por infelicidade, não podemos garantir que a mensagem que queremos passar será totalmente compreendida pelo público alvo, pois ao transmitir uma mensagem, existem vários fatores que a fazem sofrer influencias, como o domínio que o emissor possui do idioma, interesses individuais, conhecimento do tema e atenção como ouvinte. Conseguimos reduzir essas influências que afetam a comunicação tendo total domínio do tema abordado, conhecendo o público que receberá a mensagem, conhecendo os interesses destas pessoas, se preparando e conhecendo a linguagem utilizada por elas.
Stephen P. Robbins, publicou no livro Comportamento Organizacional, as quatro funções organizacionais, que são controle (método para controlar o comportamento dos membros do grupo), motivação (incentivar a motivação dos colaboradores, esclarecendo o que deve ser feito, o nível de qualidade do trabalho entregue e o que pode ser feito para melhorar o desempenho, caso ele seja menor do que o esperado), expressão emocional (tornar os grupos de trabalho uma fonte de interação social, pois a comunicação que ocorre dentro desse grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem sentimentos), e informação ( facilitar o processo de tomada de decisões), que devem ser estudadas e utilizadas de maneira a elevar a empresa. No entanto, nenhuma dessas funções devem ser colocadas como principal, para as empresas conseguirem resultados positivos elas precisam ter um tipo de controle sobre seus colaboradores, estimular os bons resultados, propiciar espaço para a expressão social e tomar decisões.
Quando uma organização não propicia a boa comunicação, os problemas logo aparecem: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos. Por esse motivo, a comunicação não deve ser desvirtuada, deve ser clara e objetiva de forma com que o receptor receba a mensagem sem ruídos. Comunicação efetiva é aquela que cumpre com suas funções.
REFERÊNCIAS
Slide viabilizado pela professora,
...