Resumo Decorrências Da Teoria Das Relações Humanas: Dando Importância Aos Grupos
Exames: Resumo Decorrências Da Teoria Das Relações Humanas: Dando Importância Aos Grupos . Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nilosoumaia • 3/11/2013 • 244 Palavras (1 Páginas) • 3.241 Visualizações
Decorrências da Teoria das Relações Humanas: dando importância aos grupos
1. A primeira decorrência: a influência da motivação humana no trabalho.
A experiência de Hawthorne permitiu que se mudasse a concepção de homo economicus, ou seja, a pressuposição de que as pessoas só seriam sensíveis a estímulos de ordem salarial, para a crença no homo social, para o qual as recompensas sociais e simbólicas seriam importantes também. Aparece a Teoria de Campo, de Kurt Lewin, que trata do comportamento humano, em função das pessoas e do ambiente. É explorada a preocupação com as necessidades humanas básicas, assunto da Abordagem Comportamental, que vai aparecer décadas adiante. Também os estudos sobre as necessidades fisiológicas, psicológicas e de auto-realização, sobre ciclo motivacional e moral e clima organizacional. Etapas do ciclo motivacional:
O ciclo motivacional pode ser conceituado através de algumas variáveis. O corpo humano permanece em estado de equilíbrio até que um estímulo o invada, surgindo assim uma necessidade. Essa necessidade gera uma tensão no indivíduo a qual conduz para um comportamento ou ação que provoque a satisfação daquela necessidade. Se a necessidade é satisfeita, o indivíduo retorna ao equilíbrio psicológico. Toda satisfação é basicamente uma liberação de tensão, uma descarga tensional que permite o retorno ao equilíbrio anterior (CHIAVENATO, 2003).
A motivação reflete no moral do indivíduo. A abordagem comportamental evidencia também a questão da moral humana, decorrente do clima organizacional, a qual pode apresentar vários níveis, conforme a figura a seguir: Assim, o moral refletiva diretamente no comportamento do indivíduo.
...