A CONTABILIDADE DE CUSTOS SOMMERHAUZER
Por: Fabio Souza Santos • 31/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.985 Palavras (12 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 DIREITO EMPRESARIAL 8
2.1 falencia e as novas abordagens juridicas 9
2.2 recuperacao judicial 9
3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 12
4 ESTATÍSTICA 14
5 CONTABILIDADE DE CUSTOS 16
6 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento pratico dos conceitos apresentados durante o corrente semestre do curso de bacharelado de administração. A validação pratica das disciplinas integradas de psicologia organizacional, estatística, direito empresarial, contabilidade de custos e metodologia cientifica nos traz a oportunidade de comprovarmos o quanto e necessário ao administrador o uso destes conceitos em frente a um cenário t”ao dinâmico como o ambiente coorporativo.
Ter condições fundamentadas sólidas, para a aplicação de métodos estatísticos, cenários motivacionais, formulação de custos e interpretação correta ligada ao direito administrativo torna o ato de administrar muito mais assertivo e competente. Estas ferramentas associadas às adquiridas nos dois semestres anteriores vêm auxiliando cada vez mais na formação de uma visão sistêmica e na formulação do administrador eficaz e eficiente que buscamos ser.
Referindo já ao primeiro tópico os conhecimentos adquiridos com a grade de Direito empresarial somada às pesquisas realizadas concernentes ao tema possibilita um maior entendimento das opções a disposição do administrador para a tomada de decisões em momentos de extrema crise. O desenvolvimento segue nos demais tópicos sempre agregando novas informações e aprofundamento das demais disciplinas. A formulação das motivações dos empreendedores (por exemplo) nos proporcionou não só a oportunidade de aprofundar nos conceitos de psicologia mas também a criar o ensejo de monitorar e influenciar a motivação em nos mesmos ,para que possamos também aplicar esta motivação ao meio que nos cerca quando gestores.
O uso da estatística e da contabilidade de custos também através da abordagem realizada no presente trabalho tem sua absorção realizada de forma pratica e marcada pela confirmação de sua importância para nos os futuros gestores. Enquadrando então as quatro disciplinas abortadas a execução do portfólio termina por nos auxiliar ainda mais neste processo de formação como futuros administradores.
DIREITO EMPRESARIAL
Recuperação extrajudicial. Dentro do proposto foi criado um cenário em que a Sommerhauzer busca soluções para manter uma empresa em dívidas trabalhistas e tributárias sem que tenha que buscar a falência. Antes de aprofundarmos nesta problemática optamos por apresentar o que necessariamente é um processo de falência e suas implicações.
A falência tem duas especificações distintas, uma jurídica e outra econômica, sendo que o conceito econômico esta ligado a noção de insolvência e o conceito jurídico esta ligado a uma situação jurídica definida por um juiz de direito onde uma empresa devido à omissão em cumprir suas obrigações patrimoniais tem seus bens alienados com objetivo de sanar suas dividas junto aos credores.
No esforço de conciliar o campo jurídico e econômico trazemos à banca a definição usada por alguns especialistas no assunto:
Segundo Amaury Campinho em sua obra manual de falências e concordadas “[...] falência se define pela insolvência de empresa comercial devedora que tem seu patrimônio submetido a um processo de execução coletiva [...]”, por insolvência podemos definir a absorção de dívidas incoerentes com a saúde financeira de uma empresa. Pomos também em notação a definição dada por Waldemar Ferreira :”[...]A falência constitui um processo de execução coletiva, onde todos os credores acorrem a um único juiz e, em um único processo, executam o patrimônio do empresário devedor.”
Uma ultima observação deve ser notada, a falência sempre é pedida pelos credores através dos caminhos judiciais existentes. Ela acima de tudo representa não apenas a extinção de determinada empresa assim como suas possíveis chances de gerar empregos e renda aqueles que nela estão alocados, e também por sua vez não gera receitas tributárias e arrecadação de divisas para o estado. É portando uma situação em que por interesse de desenvolvimento econômico tende-se a usar todos os meios possíveis para ser evitada.
Com o objetivo de evitar este processo faz se uso de duas ferramentas, a recuperação extrajudicial e a recuperação judicial. Dentro do presente tópico nossa atenção se volta para a recuperação judicial por ser ela a que se mostra adequada para o cenário sugerido. Uma rápida abordagem sobre a recuperação extra judicial será dada para em seguida entrarmos dentro do processo correto para as necessidades da Sommerhauzer.
falencia e as novas abordagens juridicas
A Falência como já citado e uma ação drástica e infeliz que não só atinge a empresa, mas também todo sistema econômico e social, tendo como verdade, que a base de geração de rendas são as empresas. Ao executar o processo de falência automaticamente esta declarando o corte de receitas tributárias e também de empregos, a falência como método usado de forma dominante é reflexo de uma abordagem jurídica ultrapassada em que não se tinha bem definido o papel do empresário como gerador de renda e receitas no cenário nacional. Visando atingir as necessidades atuais do contexto econômico e social foram elaboradas medidas legais que pretendem auxiliar na recuperação de empresas em dificuldades econômicas.
...