A CORRETA COMUNICAÇÃO INTERNA COMO ESTRATÉGIA DE SUCESSO PARA AS ORGANIZAÇÕES – MATRIZ SWOT
Por: mariatagarela • 17/4/2015 • Artigo • 3.047 Palavras (13 Páginas) • 464 Visualizações
FACULDADE BARRETOS
MÔNICA COSTA BANDEIRA
A CORRETA COMUNICAÇÃO INTERNA COMO ESTRATÉGIA DE SUCESSO PARA AS ORGANIZAÇÕES – MATRIZ SWOT
BARRETOS
2012
RESUMO
A comunicação deve ser desenvolvida pelas organizações empresariais visando alcançar um relacionamento ágil e transparente tanto com o público interno quanto com o externo. Esta não pode ser relegada a segundo plano, principalmente quando se pensa em desenvolvimento de estratégias e planejamento para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações. As empresas do século XXI devem compreender, mais do que nunca, que ao buscarem o aumento da produtividade e da qualidade para alcançarem o sucesso em seus empreendimentos, é preciso focar em dois pontos essenciais: as estratégias administrativas e a comunicação com o público. Satisfazer os clientes é atender bem suas necessidades, tendo-se clareza de quem são eles, do que realmente precisam, quanto estão dispostos a pagar e por que nos procuram. Não saber esses fatores traz terríveis danos para as empresas. Para se construir condições mínimas de sucesso as empresas e as pessoas devem fazer essas perguntas todo dia, agindo ativamente sobre elas, devendo-se, portanto, estar preocupado com a competitividade e a sobrevivência no mercado. A fidelização é um processo contínuo de conquista da lealdade. Este artigo tem por objetivo discutir e demonstrar a importância de aliar estratégia e comunicação para que as organizações alcancem seus objetivos e metas.
Palavras-chave: Organizações, comunicação, público interno e externo, fidelização.
INTRODUÇÃO
O mundo globalizado sofre mudanças rapidamente e, conseqüentemente exige que as organizações empresariais busquem novas metodologias para terem oportunidade de competir no mercado.
A globalização tem algumas características fundamentais como o aumento do número de produtos e serviços e a consciência e poder de escolha dos clientes. Com certeza, tais fatores aumentaram sensivelmente a competição entre as empresas e, portanto, conquistar o consumidor é um desafio diário.
Assim, as empresas devem ser mais flexíveis, devem buscar melhor qualificação dos seus funcionários e aprender a ouvir mais seus clientes e o mercado externo.
A comunicação dentro das empresas é fator indispensável para o estabelecimento do equilíbrio e integração da organização. Permite interação entre as partes e estabelece relações sociais, além de ser um fator altamente estratégico.
Assim, podemos ver claramente a necessidade da implantação de sistemas de comunicação internos eficientes que possam refletir efetivamente na produtividade e no trabalho.
O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância de aliar estratégia e comunicação para que as organizações alcancem seus objetivos e metas.
A revisão bibliográfica foi a estratégia utilizada para este estudo, visa resumir referências relacionadas com o tema proposto e revelar a situação atual dos conhecimentos sobre o assunto.
Esse tipo de pesquisa pode atender aos objetivos tanto do aluno na sua formação acadêmica, como pode gestar a construção de trabalhos inéditos daqueles que pretendem rever, reanalisar, interpretar e criticar considerações teóricas, paradigmas e mesmo criar novas proposições de explicação de compreensão de fenômenos das mais diferentes áreas do conhecimento (BARROS; LEHFELD, 1986).
1 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES
O aumento da produção em massa gerou a necessidade de buscar uma nova forma de comunicação mercadológica, tornando os produtos e as empresas conhecidas por parte dos seus públicos externos, consolidando a comunicação organizacional. Antigamente não havia uma necessidade tão grande de comunicação como existe hoje.
Para competir em igualdade de condições no novo ambiente, a empresa precisa reavaliar a maneira como faz muitas coisas, inclusive como se comunica com seu público. [...] Dentro da organização, o antigo modelo autoritário de cima para baixo está desaparecendo. Os gerentes sabem que precisam transformar-se em líderes que tenham visão, determinam uma missão e estabelecem valores fortes que façam todos caminharem na mesma direção. [...] A comunicação organizacional já não se concentra apenas em transmitir informações, mas também em mudar o comportamento dos empregados para que realizaem um melhor trabalho, impulsionando a organização em direção a suas metas (CORRADO, 1994, p. 5; 7).
De acordo com Chiavenato (2002) a comunicação é vital e imprescindíveis na vida social, principalmente nas empresas. O tipo de informação ou mensagem, os meios de transmissão, o destino, a intenção do emissor e a percepção do recebedor são partes integrantes do processo de comunicação.
O autor prossegue destacando que a importância das comunicações para a empresa dependerá da análise do conflito ou de competição existente com o meio ambiente externo; da dependência de apoio interno e de unidade interna; de como são racionalizadas as operações internas e o meio ambiente externo; e, por fim do tamanho e estrutura da organização empresarial, sua heterogeneidade de participantes e diversidade de seus objetivos e sua centralização de autoridade.
Chiavenato (2002) ainda destaca que a comunicação empresarial deve ocorrer de forma que todos possam conduzir-se nas suas tarefas, bem como, promover motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
Segundo Corrado (1994) foi nos anos 90 que a comunicação nas organizações empresariais começou a tomar novos rumos:
- a comunicação entre empregador e empregado não deveria mais ocorrer apenas para corrigir falhas, mas para criar valores que realmente fossem benéficos para a organização, de forma que esta possa alcançar suas metas de melhor produtividade, serviço ao cliente e qualidade;
- as empresas passaram a investir mais em notícias do que propagandas, para passar mais credibilidade na transmissão de informações para os clientes-alvo;
- a responsabilidade social virou alvo para a criação de valores para as empresas;
- para a Administração a comunicação tornou-se um fator de extrema importância, principalmente levando em consideração a velocidade da informação diante das novas tecnologias.
A comunicação é fundamental para que as empresas possam disseminar sua cultura e, consequentemente, tornar possível o cumprimento de seus objetivos e metas.
Para Kunsch (1997), a comunicação permite a viabilização do sistema organizacional, pois colabora para a concretização das funções administrativas internas e o relacionamento entre empresas e meio externo. A comunicação organizacional permite, também, levar ao público interno as ações e objetivos da empresa e, ainda, fortalece os vínculos sociais da organização.
...