A CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS
Por: mayarafr • 31/8/2018 • Resenha • 419 Palavras (2 Páginas) • 1.395 Visualizações
RESUMO SOBRE ARTIGO
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS
De Alessandri Campos Vilanova e Silva
A Criatividade e a Inovação traduzem-se na exploração bem-sucedida de novas ideias, essenciais para sustentar a competitividade e a geração de riquezas. Um país, uma empresa ou qualquer outra organização que almeje manter-se à frente de seus competidores, precisará de sistemas inovadores e criativos. A Inovação bem-sucedida requer bom gerenciamento, finanças apropriadas, perícias e, acima de tudo, um clima organizacional estimulante, que possibilite criar vantagens.
A Criatividade e a Inovação são, atualmente, os elementos básicos da cultura organizacional que mais ganharam relevância na nossa era (Era da Informação), permitiram às empresas e países não só uma nova dimensão de desempenho, mas também “enxergar o presente pelo olhar do futuro”.
As mudanças passaram a ser rápidas e velozes, sem a continuidade com o passado, trazendo um contexto ambiental de turbulências e imprevisibilidades. As pessoas passaram a ser vistas não mais como recursos organizacionais que precisam ser passivamente administrados, mas como seres inteligentes e proativos, capazes de desenvolver responsabilidades, iniciativas, criatividade, dotadas de habilidades e de conhecimentos, que ajudam a administrar os demais recursos organizacionais inertes e sem vida própria; essa é a nova concepção do mundo globalizado. Sabemos que o êxito de uma empresa depende da força de sua cultura e da clareza de seus objetivos, os quais quando empregados de forma combinada, convertem-se em forças poderosas de renovação em todos os níveis da empresa, e não simplesmente de uns pouco.
Fica evidente que o êxito de uma empresa hoje depende: da combinação de inovação e criatividade (processo que deve envolver toda organização), por isto as empresas mais bem-sucedidas economicamente são as mais inovadoras e as mais inovadoras são as mais criativas. Pode se dizer que ao longo últimos 2 anos a empresa em que trabalho usou muita criatividade e inovação. A empresa passou por dificuldades financeiras e para se manter no mercado foi necessário buscar alternativas ousadas, como por exemplo, parceria de fornecimento para concorrentes. Em resumo o concorrente da empresa, tornou-se um cliente da organização deixando de fabricar os produtos e adquiri-los da empresa em que trabalho. Atualmente temos 2 concorrentes que viraram clientes e um em negociação. Essa atitude ousada foi uma das grandes responsáveis para empresa retomar o mercado e sair da crise financeira que passava então acredito que posso dizer que a empresa é sim inovadora e principalmente criativa.
...