CRIATIVIDADE COMO DIFERENCIAL PARA AS EMPRESAS MODERNAS
Dissertações: CRIATIVIDADE COMO DIFERENCIAL PARA AS EMPRESAS MODERNAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariliaSiqueira • 30/8/2014 • 2.897 Palavras (12 Páginas) • 502 Visualizações
U N I V E R S I D A D E P A U L I S T A – U N I P
CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: U.A.N.
CRIATIVIDADE COMO DIFERENCIAL
PARA AS EMPRESAS MODERNAS
2006
U N I V E R S I D A D E P A U L I S T A – U N I P
CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: U.A.N.
CRIATIVIDADE COMO DIFERENCIAL
PARA AS EMPRESAS MODERNAS
Trabalho da disciplina de Planejamento e Organização de Unidades de Alimentação e Nutrição, Profa. Elizabeth Querido, referente ao 5o. semestre do Curso de Nutrição
Grupo:
Aparecida Rodrigues
Erika Leite
Luciana Cristina
Luciene Faria
Marília Siqueira
Sandra Helena
2006
RESUMO
Este trabalho visa abordar a importância da criatividade na gestão das empresas, e como este pode vir a ser um diferencial de mercado.
Inicialmente procuramos identificar como as empresas são formadas: Recursos materiais, financeiros e humanos, e também os requisitos para desenvolver a criatividade nas pessoas, em especial num ambiente corporativo.
Na seqüência buscasse entender o papel do líder dentro do contexto, e, sua responsabilidade no desenvolvimento do potencial criativo de sua equipe.
Finalmente evidenciamos a criatividade como diferencial de mercado, na medida que possibilita a utilização de formas alternativas e diferenciadas de suprir (e extrapolar) as necessidades dos clientes.
Para exemplificar, dentro do segmento de UAN, trouxemos o case da Motorola – Gran Sapore, onde o serviço de alimentação foi alvo de um novo formato (para este nível de operação), a implementação de uma praça de alimentação, no estilo Shopping Center, onde o conceito visa a satisfação (como o que?) e não o custo (quanto custa?).
Desta forma foi possível constatar que as empresas podem se igualar em equipamentos, rentabilidade, mas dificilmente em recursos humanos, que podem ser equivalentes em competência e em informação, mas não em criatividade, que exige uma formação consistente aliada a percepção apurada (fruto de constante aprimoramento), e, principalmente, do prazer envolvido nas atividades cotidianas, que parece ser a força motriz da criatividade.
Palavras-Chave: Criatividade; Gestão; Unidades de Alimentação e Nutrição.
SUMÁRIO
Introdução............................................................................. pg 01
A criatividade como ferramenta de gestão........................... pg 03
O papel da liderança............................................................. pg 06
A funcionalidade.................................................................... pg 07
A Inovação como ferramenta de marketing........................... pg 08
Case: Motorola – a inovação do serviço de alimentação...... pg 09
Considerações Finais............................................................ pg 11
Bibliografia............................................................................. pg 12
LISTA DE FIGURAS
Figura 01 – Fatores necessários à inovação ....................... pg 03
Introdução
As empresas são compostas por três partes básicas: recursos materiais; recursos humanos; e, recursos financeiros; que se desenvolveram de formas diferentes no tempo:
- Recursos Materiais: sofreram sucessivos avanços devido, principalmente, ao aperfeiçoamento mecânico, eletroeletrônico e ao desenvolvimento da TI - Tecnologia da Informação;
- Recursos Financeiros: a globalização se encarregou de impulsionar o fluxo financeiro, de tal modo que atualmente a financeirização é um processo mais relevante que a simples globalização produtiva; e,
- Recursos Humanos: alvo de diferentes políticas empresariais, que ora focam resultados, ou ainda o desenvolvimento de pontos fracos, e, mais recentemente vem se buscando o aprimoramento das habilidades e aptidões dos colaboradores.
Este último tópico é o que representa maior diferencial das empresas modernas, tendo em vista que aquelas que tiverem Recursos Financeiros suficientes podem adquirir os Recursos Materiais mais avançados e apropriados (o que deixa de ser considerado um diferencial competitivo, por si só).
Desta forma tem-se o consenso que o caminho para o pleno desenvolvimento dos Recursos Humanos passa pelo ambiente de trabalho e pela política empresa.
Empresas preocupadas em estimular os funcionários à pensar (e não apenas funcionar, de forma mecânica), valorizando opiniões e remunerando-as conforme critérios pré-definidos terão a sua disposição um ativo que todas almejam: a criatividade. Nela reside, muita das vezes, a diferença entre crescer, manter ou sucumbir empresarialmente, pois o mercado é altamente crítico e extremamente dinâmico; soluções de sucesso podem nada representar numa nova realidade.
Deve-se considerar ainda o processo de Globalização, e o avanço da Tecnologia de Informação, que acelerou demasiadamente os processos de tomada
...