A Company Valuation - DDM
Por: pedro.silveira2 • 20/11/2018 • Artigo • 409 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Tais critérios se enquadram na lista de critérios mais tradicionais de avaliação de projetos citados por BRIGHAM e EHRARDT (13ed – Cap 10). No entanto, eles não devem ser analisados isoladamente, mas sim, como itens auxiliares. O principal critério a ser considerado na tomada de decisão de investimento em um determinado projeto, segundo a mesma literatura supracitada, deve ser o de Valor Presente Líquido (doravante denominado VPL) Positivo, ou seja, após feito o cálculo do VPL, este deve ser superior a zero, o que significaria que o projeto adiciona valor à Companhia. Assim sendo, se o VPL for positivo, automaticamente a TIRM levará a mesma conclusão de investimento, ou seja, será superior ao Custo Médio Ponderado de Capital (doravante denominado CMPC).
Somente se superada a “barreira” do VPL positivo deve-se começar a analisar os outros dois critérios (exceto quando um projeto é dependente de outro).
A TIRM é uma medida mais consistente do real retorno do projeto, já que considera que os fluxos de caixa serão reinvestidos à taxa do CMPC da Companhia, o que é natural de se assumir, dado que são projetos que são englobados em uma estrutura maior e que a companhia deve conseguir reinvestir esses recursos à essa taxa. Dessa maneira, consideramos que este critério é mais adequado do que a Taxa Interna de Retorno (TIR), que não considera o reinvestimento dos fluxos de caixa pelo CMPC.
Por fim, o Payback é uma medida de horizonte de tempo em que o capital investido será recuperado. Esta é uma medida que também auxilia na tomada de decisão, principalmente quando as necessidades de caixa de uma companhia são maiores. Identificamos pelos dados expostos no caso que esta é a situação corrente, que se encontra com um nível de alavancagem maior do que o da indústria em geral, o que faz com se seja necessário gerar caixa mais urgentemente, dado que seus investidores e credores estão realizando uma pressão para que este nível de endividamento diminua.
Em suma, os critérios apresentados pela diretoria da empresa têm sentido como critérios auxiliares, porém, a diretoria não faz menção ao principal e mais importante deles, que é o VPL. É necessário, portanto, que se inclua este como o critério primordial na análise de projetos.
Dessa forma, propomos reanalisar e classificar os projetos disponíveis, sob o ponto de vista financeiro, seguindo os critérios:
1 – VPL Positivo;
2 – Payback de acordo com a classificação do projeto;
3 – TIRM de acordo com a classificação do projeto.
...