A Comunicação cientifica é a maneiro como se realiza a comunicação de resultados de pesquisas a comunidade cientifica
Por: clara12345escura • 13/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.323 Palavras (6 Páginas) • 350 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A comunicação cientifica é a maneiro como se realiza a comunicação de resultados de pesquisas a comunidade cientifica, bem como a quaisquer outras pessoas interessadas.
A construção de uma pesquisa cientifica tem por objetivo disseminar o resultado de um estudo sobre determinado tema à comunidade acadêmica, para que ele possa ser discutido e analisado por outros grupos cientistas. Não há sentido no desenvolvimento de conhecimento cientifico se não ocorrer a difusão dos resultados, pois é a partir disso que será possível gerar novos conhecimentos, desenvolver ou complementar pesquisas em andamento e/ou aplicar o conhecimento em beneficio e evolução da sociedade.
Existem duas modalidades de divulgação cientifica para a disseminação do conhecimento, oral (informal) e escrita (formal).
A comunicação oral é a modalidade de divulgação realizada através de exposição verbal pelo autor, como por exemplo palestras, seminários, exames orais, conferencias, etc.
A comunicação escrita é a modalidade realizada através do registro de todos os passos da pesquisa por meio dos projetos de pesquisa, relatórios, pôsteres, defesa de tese/monografia, artigos de jornais e revistas, etc. O autor que utiliza da modalidade escrita esta igualmente capacitado para utilizar a modalidade oral pois tem total conhecimento do que pesquisou, aprendeu ou descobriu.
Uma grande característica que separa essas duas modalidades é o quão abrangente elas são, a comunicação informal, ou seja, oral, compreende tantos as formas publicas de disseminação de informações quanto as formas privadas de socialização, como por exemplo conversas interpessoais e mensagens eletrônicas. Já a comunicação formal, escrita, compreende apenas fontes da pesquisa propriamente dita.
2 COMUNICAÇÃO CIENTIFICA ORAL
Todo ser humano tem necessidade de compartilhar com outras pessoas o fruto de suas experiências, seus aprendizados e formas de viver. Trata-se de uma necessidade de vida, que constantemente pede a feitura de quem narra ou expõem oralmente os resultados de suas experiências. Na ciência não poderia ser diferente, todo trabalhador intelectual precisa disseminar os resultados de seus estudos com a comunidade acadêmica.
A comunicação oral, também denominada de informal, acontece em palestras, seminários, conferencias, exames orais, até mesmo na comunicação direta pessoa a pessoa, entre outros. Ela incorpora a forma publica de troca de informações. A grande vantagem nesse meio de comunicação é a rapidez com que as informações são atualizadas.
Essa forma de comunicação tende a atingir o seu publico com mais facilidade pois não possui limites de alcance ou por que podem ser direcionadas de forma objetiva, enquanto publicações e artigos atingem o número de leitores que acompanha ou que se interessa por publicações de determinado assunto.
A forma como o autor de uma pesquisa se porta diante de uma apresentação oral tem direta influencia no alcance e nas discussões geradas sobre o assunto de suas descobertas.
As discussões informais contribuem para que o autor analise se um estudo vai ter ou não o resultado esperado. Através de apresentações, o pesquisador pode ter noção se o estudo agregará valor a comunidade cientifica.
A apresentação correta das ideias para inicialização de uma pesquisa cientifica contribui para desenvolvimento do estudo. Por exemplo, uma apresentação mal elaborada passa a mensagem de o apresentador não estava preparado, não tinha total conhecimento do tema abordado ou de que nem tenha interesse pelo assunto.
A apresentação de trabalhos acadêmicos também faz parte do processo de comunicação cientifica, todo aluno que realiza pesquisas deve ser capaz de elaborar e apresentar uma boa palestra.
O ambiente universitário é enriquecedor para aqueles que tem a intenção de aprimorar a maneira como se comunicam. Ao assistir quaisquer tipos de palestras ou seminários, de temas variados, é possível extrair conhecimento. Para tanto, basta prestar atenção não só no assunto apresentado, mas na forma como o apresentar lida com a plateia, como utiliza os recursos audiovisuais, como otimiza seu tempo e como equaliza seu tom de voz.
Boas apresentações devem seguir um serie de características para que o publico seja cativado pelo assunto e se interesse em acompanhar o desfecho, os resultados.
O preparo para realização de uma palestra ou seminário vai além de conhecer detalhadamente o tema. O palestrante deve saber qual o tipo de publico, quais são seus interesses nos estudos apresentados, bem como o nível de conhecimento do assunto abordado. Todas essas informações fazem diferença não só no nível de detalhes com que o assunto será abordado, como também no vocabulário utilizado nesta apresentação.
Existem estratégias para facilitar a comunicação oral, conforme as listadas a seguir: i. Apresentar argumentos e evidencias com base nos resultados do objeto de estudo; ii. Convencer o publico de que os argumentos são bons e verdadeiros; iii. Tornar a apresentação de interesse e agradável.
Usufruindo de todas as estratégias para a divulgação de uma pesquisa através da comunicação oral, os resultados podem ser compartilhados e disseminados cada vez mais entre a comunidade acadêmica e sociedade. Essa modalidade de comunicação traz grandes facilidades na longitude do alcance dos estudos pois é muito instantânea e rápida. Uma evidencia dessa facilidade é o número crescente de participantes em eventos científicos, bem como o aumento da realização de eventos desse tipo no mundo acadêmico. O maior beneficio dessa comunicação é a praticidade com que quaisquer assuntos possam ser discutidos e aprendidos e quão diretas as discussões podem ser, pois elimina itens irrelevantes ao resultado final da pesquisa, tornando os resultados dos estudos popularmente conhecido em um curto espaço de tempo.
...