A Concepção das professoras e profissionais acerca da função da creche e da pré escola
Por: Bruno Costa • 20/6/2018 • Trabalho acadêmico • 787 Palavras (4 Páginas) • 316 Visualizações
9- Qual a concepção das professoras e profissionais acerca da função da ''creche'' e da pré escola ?
R: Os professores, assim como os funcionários acreditam na teoria do Vigotysck que a criança é o sujeito que mostra um conhecimento e a gente precisa interagir, levando em considersação o jeito de cada criança, a história de vida, as suas individualidades sem perder esse perfil histórico, social que elas estão inseridas. A creche é um lugar de cuidado e educação, são coisas que não são separadas a medida que a gente educa a gente cuida e na medida que a gente cuida a gente educa, desde do berçário 1, na hora que a educadora ta dando um banho ela ta conversando, ela ta trocando afeto, ta trazendo vocabulário, valorizando a criança, cololando ela no lugar positivo de alto estima.
10- Quais as atividades desenvolvidas com as crianças na creche e na pré escola ?
R: É basicamente fundamentada em artes plásticas, literatura infantil, jogos, brincadeiras livres incluído faz de conta que são jogos simbólicos, pra criança é fundamental, temos privilegiado também o trabalho de letramento, mas da forma da concpção de Emilia Ferreiro, entendedo que as crianças elaboram suas hipóteses de escrita e pensam, nesse contexto tem que ter uma coerência com os filósofos que utilizamos com base pra nossa proposta pedagógica com a nossa prática, desde pequenos estimulando a leitura.
11- Há uma rotina nas atividades ? Como ocorre ?
R: Sim, a rotina esta sendo cada vez mais importanrte, a criança precisa ter uma noção de preservibilidade que acontece antes, durante e depois do dia dela, elas tem liberdades de escolher algumas atividades para colocar dentro da rotina.
12- As crianças são avaliadas ? Qual a finalidade da avaliação ?
R: Não existe uma avalição que estamos acontumados a ver históricamente, como uma forma tradicional ou um intrumento de avaliação, não temos livros didáticos. Todas as atividades de registro elas são elaboradas pelas profesoras ou livremente pela criança , então nós temos um portfólio de atividades, é um instrumento de atividades de avaliação, mas não sendo só do professor, é da criança, eles vão evoluindo, por exemplo na sua formação do grafismo mostrando todo o desenvolvimento da criança desde do ínicio, acampanhando, ver se ela realmente ta crescendo se desenvolvendo em uma pespectiva ideal pra cada faixa eteria e também ver o crescimento partircular de cada um, tanto do professor, criança e a família, este instrumento também vai pra casa. Um outro instrumento de avaliação é a avaliação deles durante o dia, fazendo uma rodinha para saber como foi o dia, o que eles fizeram e o que foi bom o que aconteceu, essa avaliação é consensual dessa forma dinâmica, mas sem instrumento especifico como uma prova.
13- A instituição trabalha com crianças com necessidades educacionais especiais ?
Como acontece esse atendimento ? Há professores especializados ? Capacitados ? A escola recebe suporte para atender a essa criança ? De quem ?
R: Sim trabalhamos, cada ano tem uma demanda diferente, já tivemos vários tipos de crianças com dificuldades educativas especiais, a equipe precia pensar quais são as necessidades de adaptadar o curriculo. Temos professores especializados e capacitados.
14- Como a escola se relaciona com as famílias ?
R: Escutar a família e eles nos escutar nos dar uma relação de confiança, a base do nosso trabalho precisar ser a confiança, uma vez que essa confiança é estabelecida a gente não tem o que temer o que muitas escolas por ai temem, portanto a família é muito próxima da gente.
15- Qual relação de creche com a pré escola .
.
R: Segundo a organização do ministério da educação é uma questão emparia, a creche vai de 0 a 3 anos e a pré escola vai de 4 a 6 anos, diferente do que a maioria das pessoas pensam, que a creche é o que atende a criança de tempo integral e a pré escola parcial, sendo que é uma questão de faixa etária e de acordo com a faixa etária tem demandas diferentes, como o cuidado e a educação, o cuidado vai estar presente no processo educacional.
...