TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade de Custo

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Tamires Ribeiro da Silva

Faculdade Jorge Amado

Avaliação 2

Análise Econômica de Mercado

Salvador-BA

Crise economia mundial  

É comum acorrer uma crise volta e meia, visto que esse é o cíclico essa performance da economia, porém a intensidade e os fatores são relevantes de um para a outra. Isso de forma geral acaba agravando o estado capitalista de cada país ou em muitos casos de forma mundial, já que a roda da economia gira e isso interfere em cada um.  

As principais crises econômicas foram as que ocorreram em 1929 e 2008. A de 1929 deu-se após um contexto de superprodução e baixo consumo em meio à economia liberal dos "loucos anos 20" nos EUA, o que iniciou uma reação em cadeia de baixa nas ações e, por fim, quebra da Bolsa de Valores. A crise norte-americana espalhou-se para o resto da rede financeira mundial, gerando anos críticos que só começaram a melhorar após o New Deal.

 No Brasil, que se apoiava fortemente na exportação de café, e tinha uma enorme dívida externa, que precisava ser financiada com essas vendas, vendas essas que era exportada em grande escala para os EUA sentido. A situação só começou a melhorar após o início das políticas de substituição de importações, efetuadas pelo governo Vargas.

Já a crise de 2008 deu-se após a reação financeira em cadeia gerada após a falência do grupo norte-americano Lehman, que ocasionou a bancarrota de outras importantes instituições pelo mundo. A crise demorou a atingir o Brasil, fortalecido economicamente na época, mas quando atingiu derrubou as ações na Bolsa de Valores, pressionou a inflação, que teve que ser contida pelo governo, que aumentou então sua dívida. O problema dos gastos estaria na base da grave crise política mais adiante.

Essa crise de superprodução dos Estados Unidos foi a desencadeadora das demais pois dessa forma o país ficou endividada precisando da ajuda do governo para se erguer com isso as importações e exportações ficaram limitadas o que mexeu com toda a estrutura mundial isso essa crise se deu pelo mau planejamento dela e sobre esse efeito o pais perdeu mão de obra muito desemprego, falência de muitas empresas, pobreza e muita dívida, a economia ficou parada sem altos relevantes.

O Brasil foi afetado com a crise por conta de seu maior produto de exportação na época o café e sobre a gestão do presidente Getúlio Vargas onde ele tinha o interesse e a preocupação em proteger seu produto, criou-se o Conselho Nacional do Café (CNC) em 1931. Para conter a queda no valor do café, o governo decidiu realizar a compra das sacas que estavam paradas para aumentar o valor do café no mercado internacional. As sacas que foram compradas pelo governo eram incendiadas. Essa prática estendeu-se durante treze anos, resultando na destruição de 78,2 milhões de sacas de café.

Referencia:

https://revistacafeicultura.com.br/?mat=27265

https://www.politize.com.br/crise-economica-o-que-e/

https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/crisede29.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise29.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com