A DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
Por: negodrama • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
1 - INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo descrever as atividades de estágio acadêmico, supervisionado do curso de Administração de Empresas da Faculdade Anhanguera. As atividades têm com meta o aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, visando preparar profissionais habilitados para o mercado de trabalho.
Em um mundo mutável e competitivo, o profissional precisa prepara-se para desafios e inovações, as organizações precisam de profissionais ágeis, empreendedores. Por essa razão o estágio é de suma importância, para a formação profissional, pois é no estágio que o acadêmico põe em pratica o que se aprendeu na sala de aula de aula e que vamos levar para vida. A realização do estágio supervisionado se faz necessária, para atender a grade curricular e capacitar para a realização da pratica da seguinte forma: Proporcionar ao estudante a oportunidade de desenvolver suas habilidades e reduzir o impacto da passagem da vida acadêmica para vida profissional, abrindo ao estagiário, mais oportunidade de conhecimentos, diretrizes, forma e funcionamento das organizações.
Parte 1 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO TEMA
- DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da Administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos. ( Iniciação a Sistemas, Organização e Métodos – Idalberto Chiavenato, p. 107 )
De acordo com Chiavenato a estrutura garante a totalidade de um sistema e permite sua integridade, assim são as organizações, diversos órgãos agrupados hierarquicamente, os sistemas de responsabilidade, sistemas de autoridade e os sistemas de comunicações são componentes estruturais. ( Iniciação a Sistemas, Organização e Métodos – Idalberto Chiavenato, p. 107 )
Existem vários modelos de organização, Organização Empresarial, Organização Máquina, Organização Política entre outras. As organizações possuem seus níveis de influência. O nível estratégico é representado pelos gestores e o nível tático, representado pelos gerentes. Eles são importantes para manter tudo sob controle. O gerente tem uma visão global, ele coordena, define, formula, estabelece uma autoridade de forma construtiva, competente, enérgica e única. Fayol nomeia 16 diferentes atribuições dos gerentes. Os gerentes são responsáveis pelo elo entre o nível operacional, onde os colaboradores desenvolvem os produtos e serviços da organização.
...